Faltando menos de 20 dias dase eleições municipais de 2024, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reforça aos eleitores que aqueles que não possuem o cadastro da biometria na Justiça Eleitoral poderão votar normalmente e não serão impedidos de exercer o direito ao voto.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Mesmo sem as impressões digitais registradas, desde que esteja com o título regular é possível se identificar, na hora de votar, utilizando um documento oficial com foto. Desse modo é garantido que todo o eleitorado tenha acesso ao processo eleitoral, incluindo as pessoas que não concluíram o cadastramento biométrico.
Em Santa Maria, dos mais de 209 mil eleitores aptos a votar, 150 mil deles - o que corresponde a 71,82% - possuem biometria. Os outros 59 mil votantes poderão participar do processo eleitoral, sem possuir o cadastro biométrico - o que equivale a 28,18%.
No país, mais de 155 milhões de eleitores podem votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em mais de 5,5 mil municípios do país. Desses, aproximadamente 83% já têm a biometria registrada. Isso corresponde a pouco mais de 129 milhões de pessoas.
O 1º turno do pleito será no dia 6 de outubro. Já o 2º turno – que pode ocorrer nas cidades com mais de 200 mil eleitores para eleições majoritárias (prefeito) – está marcado para o dia 27 de outubro. O horário de votação nos dois turnos é das 8h às 17h (horário de Brasília).
Entenda mais sobre a biometria, conforme informações do TSE
- O cadastro biométrico, que é gratuito, oferece maior segurança ao processo de votação, além de contribuir para a redução de filas nas seções eleitorais.
- O prazo para realizar a coleta da biometria em 2024 encerrou-se no dia 8 de maio, com o fechamento do cadastro eleitoral.
- A coleta será retomada em novembro, quando os cartórios eleitorais voltarão a atender os eleitores para serviços de alistamento, transferência e regularização do título.
- Além de ser um procedimento simples e rápido, a biometria é um importante avanço tecnológico que fortalece a democracia, garantindo um processo eleitoral ainda mais seguro e confiável.
Leia mais
Eleições 2024: aplicativos facilitam o acesso a serviços eleitorais; conheça os principais
App permite que MEIs emitam notas fiscais de forma simplificada