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É hora de ter um e-commerce?

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A resposta é sim. A Covid-19 está transformando os hábitos de consumo, pessoas que nunca haviam feito uma compra online, agora estão acessando e comprando de lojas virtuais. Para quem irá iniciar seu e-commerce, temos algumas dicas. Desenvolvemos uma metodologia para auxiliar os empreendedores na atuação no mercado digital. A primeira dica é: inicie vendendo para sua cidade e região. A metodologia é o Bopi (Base do Negócio, Oferta, Público e Marketing e Impulsão).

Passo 1: Base do Negócio

Para vender online é importante que sua empresa esteja constituída legalmente, tenha um CNPJ. A logo é essencial também, e deve representar a identidade do seu produto. Além disso, você precisa ter um domínio, seu endereço na web. O domínio pode ser registrado no RegistroBr. Aconselho ter o registro .com.br e o registro .com. É muito importante a integração com um ERP (sistema de gestão) para a emissão da nota fiscal, e auxílio no controle financeiro, controle de estoque e controle de vendas. Outro aspecto é a definição dos meios de envio que, inicialmente, pode ser realizado pelos Correios. É importante que a plataforma faça o cálculo automático do frete. Nesta etapa também devem ser definidos os meios de pagamento. O ideal é ter um gateway de pagamento, como a wirecard, por exemplo. O que contribui com a segurança e melhor experiência de compra para o seu cliente, que pode optar pelo pagamento via boleto ou cartão de todas as bandeiras. Também é importante vincular as redes sociais com a sua página: Instagram, Facebook, whatsapp. Ter um chat disponível é outro diferencial.Assim, você deve escolher uma plataforma que atenda os aspectos citados acima para a melhor experiência do seu cliente, o que levará o cliente a comprar de você, e também, fidelizar o mesmo.

Passo 2: A oferta

Aqui vem a pergunta: o que você vai vender? Mesmo que você venda mais de um produto, é importante ter definido aquele que é o produto principal, que soluciona a dor do seu cliente, o produto estrela.Tenha bem claro se o seu produto é adquirido por impulso ou por necessidade, pois esta definição irá impactar diretamente a sua comunicação com o público alvo.O modo como o produto é cadastrado fará toda a diferença, e, neste caso o SEO é rei! O que é SEO? SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

Passo 3: Público

Para quem você irá vender? Quem são suas personas? Público-alvo e persona não têm o mesmo significado. A principal diferença entre os dois é que o público-alvo apresenta informações de forma bem mais ampla e geral, enquanto a persona consiste em detalhes mais específicos, formando, assim, seu cliente ideal. Para excelentes resultados no passo seguinte, que é a impulsão, você precisa conhecer muito bem o seu público: o que ele pensa, sente, ouve, vê, fala e faz, dores e ganhos (Mapa da Empatia).Este conhecimento é bem importante para realizar as campanhas de marketing e segmentar o público na impulsão, campanhas pagas.

Passo 4: Impulsão

Neste passo estão: FacebookAds, Google, Instagram, e-mail marketing, recuperação de carrinho abandonado, venda em marketplaces, entre outros.Sua loja online pode salvar a sua loja física, trabalhe muito a sua presença digital também, no google, nas redes sociais, esteja onde o seu cliente lhe procurar. Quando tudo voltar a normalidade, que não será tão normal assim, pois os hábitos de consumo terão se transformado, você conseguirá se destacar cada vez mais no mercado que atua.

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