Jaqueline Silveira

Após oito anos, obra de prédio do Legislativo segue sem perspectiva

18.308

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

O ano de 2021 finda e a situação da obra da nova Câmara de Santa Maria continua na mesma: empacada. A construção está emperrada há oito anos. Nesse período, foram feitos laudos técnicos sobre os problemas na estrutura, desgastada pelo tempo, e a possibilidade de a construção ser retomada.

Ontem, o presidente do Legislativo, João Ricardo Vargas (Progressistas), informou que propôs a formação de uma comissão especial, que deve ser constituída na sessão de hoje, para acompanhar e dar continuidade aos desdobramentos envolvendo a obra. A mudança do comandante do Legislativo todos os anos, segundo ele, é prejudicial para o processo, que acaba começando do zero.

Na última sexta-feira, Coronel Vargas e o procurador do Legislativo, Eduardo Corrêa, conversaram com representantes do Ministério Público sobre a possibilidade de o MP auxiliar, por meio do programa Mediar, na resolução do conflito judicial acerca do novo prédio, já que há uma ação na Justiça movida pela Câmara contra a Engeporto, construtora responsável pela obra e que teve o contrato rescindido por não o cumprir. "Essa situação não deve ser, de forma alguma, política. Ela deve ser institucional", afirmou o presidente da Casa, sobre o tratamento dado à polêmica obra. Otimista, Coronel Vargas acredita que a construção tem condições de ser retomada e concluída.

Alvo de apontamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) pelo dinheiro público já investido, o projeto original do novo prédio da Câmara foi orçado, incialmente, em R$ 4,9 milhões. O edifício previa cinco andares, em área total de 3,98mil m², com 26 gabinetes de 40 m² cada. Além disso, contaria com um auditório para 400 pessoas. Até agora, a estrutura inacabada consumiu R$ 1,6 milhão.  

Independentemente desses pequenos movimentos, o desfecho dessa obra está longe. A essa altura está mais para virar um elefante branco.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Por quem os sinos dobram? Anterior

Por quem os sinos dobram?

Pesadelo e sonhos em azul, preto e branco Próximo

Pesadelo e sonhos em azul, preto e branco

Colunistas do Impresso