vida e saúde

Meninas: não fujam do treino de membros superiores


Hoje falaremos sobre uma questão que é quase senso comum, mas que na prática não se sustenta: o temor das mulheres ficarem masculinizadas ao treinar membros superiores.

Vamos entender porque não é bom para vocês pular o treino de braços e tronco, ou mesmo pedirem que seus professores simplesmente não lhes prescrevam porque não irão fazer.

Exercícios na gestação: modalidades e cuidados

As justificativas são sempre as mesmas. "Tenho facilidade em ganhar massa muscular nos ombros/braços/costas e não quero ficar musculosa". Porém, precisamos entender que a mulher, de forma natural, não tem como gerar níveis de hipertrofia significativos ao ponto de, em pouco tempo, transformarem seus corpos dessa forma, uma vez que a quantidade do hormônio testosterona (maior responsável pelo crescimento muscular) é consideravelmente menor nas mulheres, principalmente nos membros superiores.


Foto: Pixabay

Porém, uma musculatura de tronco e membros superiores bem trabalhada tem diversas implicações positivas na saúde de forma geral, além de turbinar o seu treino de membros inferiores. Vamos entender o porquê?

Além de enrijecer e tonificar a musculatura, o treino para membros superiores também previne ou atenua problemas posturais. Um corpo treinado apenas da cintura para baixo, além de desarmônico esteticamente, pode gerar problemas de alinhamento e postura.

Nutricionista dá dicas de como preparar o corpo para o verão

Pensemos juntos: Você já sabe que precisa agachar pesado para gerar hipertrofia nos músculos dos membros inferiores. A barra do agachamento é apoiada sobre os seus ombros e trapézio. Colocar mais peso na barra vai exigir não somente força nessa região, como boa mobilidade articular para acomodar a barra. Além disso, exercícios de puxar (Stiff ou Levantamento Terra) exigem força de preensão manual (a "pegada", para os mais íntimos), sem ela, o praticante precisa interromper o exercício por falta de força na mão enquanto o músculo alvo ainda aguentaria mais repetições.

Importante lembrar também que estabilizar esses movimentos exige muito da musculatura abdominal, dorsal e lombar, e essa estabilidade só vai ser gerada através de músculos fortes.

Concluindo: podem pegar pesado sem medo, os benefícios são garantidos. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ovo: mocinho ou vilão? Anterior

Ovo: mocinho ou vilão?

Solidariedade Próximo

Solidariedade