vida e saúde

Nutricionista dá dicas de como preparar o corpo para o verão

Colunista Tereza Blasi traz um cardápio que pode ser seguido além de dicas importantes para aliviar o inchaço corporal


A primavera já está se aproximando e, com a chegada do calor, a maioria das pessoas quer colocar o corpo em dia. Mas é possível, com pouco tempo, preparar o corpo para o verão? Sim, é possível. Não somente colocar o o peso corporal em dia, mas também as atitudes mais duradouras e. com isso, sair da onda de aumento e diminuição de peso ano após ano. A vida continua apesar da nossa incessante busca por um corpo para a próxima estação, formatura, aniversário e casamento...

Os parâmetros de um corpo menos pesado ou mais esguio dependem de nossa genética, estrutura e, principalmente, da mente, da forma como nos comportamos diante do alimento em qualquer momento da vida. O importante é educar-se para manter o corpo como uma representação de saúde e não somente estética. E isso será sempre muito mais importante na manutenção da qualidade de vida. A dependência dos humanos a um corpo que, muitas vezes, não tem muito a ver com o que seria o ideal de acordo com sua estrutura é preocupante.

A vida continua independente de nossas atitudes inadequadas frente aos alimentos e peso. Por isso, é importante lembrar que o alimento é fonte de bem estar, energia, saúde, longevidade e acima de tudo ele traz em si uma relação de alegria, satisfação, amor e convívio inigualável!

Recomendo um dia alimentar para pessoas saudáveis e adultas que provavelmente poderão promover redução de peso, e de certa melhorar seu o processo educativo frente a essa busca, e é claro, não somente em uma estação, mas para vida!

PREMISSAS BÁSICAS:

1) Em jejum, tomar água com limão, isso hidrata
2) Consumir 30 ml/kg/dia. Uma pessoa de 70kg, precisará 2,1l/dia

CARDÁPIO DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR
Desjejum (café da manhã)
Começar o dia com alimentos leves e de fácil digestão para guardar energia para todo o dia

1) Um fruta com cereais (farelo de aveia, ou pode ser linhaça moída, quínoa, ou amaranto flocados)

2) Proteína para dar força e resistência: um ovo, ou pedaço de carne pequeno, ou uma fatia grande de queijo branco

3) Leite e ou iogurte são boas fontes de cálcio (150 ml a 250 ml) se for hábito.

4) Pão integral uma fatia, ou batata doce ½ unidade média, ou polenta tostada

5) Vegetais com saladas ou legumes cozidos.

6) Café ou chá, conforme preferência.

Almoço
Para aumentar saciedade, bom aporte de vitaminas, minerais e fibras dietéticas

1) Um grande prato de saladas variadas cruas e cozidas, temperados com azeite e limão ou vinagre.

2) Carnes de forma geral até 100g

3) Cereal integral, massa ou arroz 1/5 do prato, ou batata doce ½ um pequena.

4) Feijão três ou quatro vezes semana, quatro colheres de sopa cheias.

Lanche da tarde
1) Iogurte de frutas 100g a 150g com um cereal (farelo de aveia, uma colher de sopa) ou fruta

2) 10 unidades de amendoim e iogurte de frutas 100g

3) Uma unidade média de fruta e queijo uma fatia grande

Jantar (duas a três horas antes de dormir)
1) Um prato cheio de saladas cozidas e cruas e 100g de carne em geral
ou
2) Omelete (duas claras e uma gema) com cereal (farelo de aveia, ou quinoa flocada uma colher de sopa), e vegetais crus e cozidos, cinco colheres de sopa, água 50 ml além de saladas cruas variadas

Observações:
1) Há necessidade de mastigar bem os alimentos para aumentar a saciedade, assim como respirar antes cada "garfada"
2) Os lactovovegetarianos, podem trocar carnes por proteína de soja
3) Os veganos podem incluir mais feijões, oleaginosas, cereais integrais vegetais verdes escuros, queijo de soja e húmus (2 a 3 colheres ao dia).

COMO REDUZIR OS LÍQUIDOS CORPORAIS
Como possibilidade de diminuir o excesso de líquidos corporais (não reduz peso nem desintoxica, como apregoam em alguns blogs por aí), por isso recomendo uma a duas vezes por semana à noite trocar o jantar por uma batida com frutas e vegetais, agregar sempre quinuoa ou linhaça, uma a duas colheres de sopa bastam.

Veja algumas possibilidades:

1) Uma cenoura pequena, 1/2 pepino com casca, 1/2 colher de gengibre, 6 morangos médios e 400ml de água.

2) 4 flores de brócolis quatro médios, 1/2 suco de limão, uma maçã pequena com casca e 350 ml de água.

3) 1/2 xícara de moranga, uma pera com casca pequena, suco de limão, duas colheres de sopa e 400ml de água.

4) Uma fatia média de abacaxi, uma folha grande de repolho roxo, uma banana pequena, duas colheres de sopa de limão e 350ml de água.


Evitar essas batidas nos dias em que praticar atividade física, sim, porque você não terá energia suficiente para tanto. A atividade física para ter um peso adequado é imprescindível, sendo também uma forte aliada à saúde física e mental.

A redução e, ou manutenção do peso promove-se com bons alimentos, mudanças de hábitos e atitudes, com bons propósitos de uma vida plena e feliz, basta estar atento aos sinais de seu organismo como um todo!


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