pandemia

São Gabriel inicia a vacinação de pessoas a partir de 59 anos sem comorbidades

18.409

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de São Gabriel

Começou nesta segunda-feira, em São Gabriel, a vacinação de pessoas sem comorbidades. A primeira rodada de imunizantes foi aplicada em pessoas de 59 anos ou mais. A aplicação ocorre no Ginásio Plácido de Castro, das 8h às 15h. Os trabalhadores de escolas (funcionários e professores) poderão receber a primeira dose da vacina de Oxford/Astrazeneca. A liberação vem depois da nova nota técnica do Ministério da Saúde, que liberava os estados e municípios a vacinar pessoas sem comorbidades após a vacinação dos profissionais da educação.

O município também vai aplicar a segunda dose de Oxford, no Posto Central (em frente à Santa Casa de Caridade), das 8h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min, nesta segunda. É necessário levar a Carteira de Vacinação e observar a data da 2ª dose, se passou ou se está marcada para o dia.

FOTOS: região registra primeira temperatura negativa, e Santa Maria tem o amanhecer mais gelado

O prefeito Rossano Gonçalves (PL) se manifestou por meio das redes sociais sobre a ação desta segunda.

- Iniciaremos a vacinação daqueles que tem 59 anos sem comorbidades. Sempre atendendo rigorosamente o PNI, sem alardes, sem aglomerações e com uma equipe de profissionais comprometidos. Vamos em frente - publicou no Twitter.

VACINAÇÃO

São Gabriel contabiliza, por meio do vacinômetro, o recebimento de 30.656 doses. Desta, já foram aplicadas 28.807 (sem contar a ação de hoje), sendo 19.681 em primeiras doses e 9.189 em segundas doses.

A secretária de Saúde de São Gabriel, Kátia Pereira, informou que a vacinação só pode ter início pois casos prioritários que vieram depois já tiveram a aplicação realizada, como por exemplo os agentes de segurança, pessoas com liberdade privada e em situação de rua. Para estes últimos, foram aplicadas 214 doses no presídio e duas em pessoas em situação de rua, que tiveram esse número encaminhado pela Assistência Social do município.

Região de Santa Maria mantém índices altos em ocupações por Covid-19

Kátia ainda afirma que a vacinação de grávidas e puérperas foi feita quando o município recebeu as doses Pfizer e a orientação para armazenamento era de quatro dias.

- Para estabelecer a ação de vacinação de pessoas com 59 anos e as próximas idades abaixo, a gente trabalha com uma porcentagem entre as doses que temos para aplicar nas pessoas do grupo das Forças Armadas, outras que não puderam fazer em função de terem tomado a vacina contra a H1N1. Estamos trabalhando com levantamentos. Eu sei que a população de 55 a 59 anos é entre 3,3 mil pessoas, e muitas, por vários motivos, já foram vacinadas. Pegamos as doses disponíveis, dividimos por esse número de pessoas que ainda não tomou, nessa projeção.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Estudo mostra queda no número de infecções por coronavírus em São Gabriel

Próximo

Após denúncia, 13 pássaros silvestres são apreendidos em São Gabriel

são gabriel