discussão

Câmara de São Gabriel reabre debate sobre proibição de fogos de artifício

Da redação

Foto: Jean Pimentel (Arquivo Diário)

A Câmara de Vereadores de São Gabriel retomará o debate sobre a proibição de fogos com estampido no município. A vereadora Flávia Batista (PP) reapresentou projeto de lei para proibir a soltura de artefatos que causem barulho. Em 2017, Flávia foi autora da proposta que proibia fogos barulhentos. No entanto, o Executivo vetou a matéria aprovada pelo Legislativo por ser inconstitucional.

- Desta vez, procuramos embasar nosso projeto de acordo com o que tem sido adotado por municípios da nossa região, afinal, todos estão adotando essa prática. Quem é da causa animal sabe que os fogos de artifício são extremamente prejudiciais para os bichinhos. E não só para os animais, eles são perigosos de manusear e transportar, além do incomodo e males que causam às pessoas com mais idade - diz a vereadora.

Capaz de abastecer cidade com população 5 vezes maior, usina de São Sepé entra em operação comercial

O novo texto proíbe manuseio, utilização, queima, soltura, depósito, transporte e comercialização de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos, com efeitos sonoros, sob pena de multa. No projeto anterior, ela usou o termo criminalização.

Outro projeto apresentado por Flávia Batista obriga motoristas, motociclistas e ciclistas que atropelarem animais em via pública a prestar socorro. O texto prevê que quem for flagrado ou denunciado por atropelar e não prestar socorro ao animal ficará sujeito a multa. O projeto propõe, ainda, a criação de um canal para denúncias de animais atropelados e não socorridos.

Os dois projetos já estão tramitando nas comissões do Legislativo e, segundo a assessoria da Câmara, serão votados nas próximas sessões da Casa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Faltam 53 médicos em 24 municípios da Região Central Anterior

Faltam 53 médicos em 24 municípios da Região Central

Unipampa oferta 76 vagas remanescentes em Caçapava do Sul e São Gabriel Próximo

Unipampa oferta 76 vagas remanescentes em Caçapava do Sul e São Gabriel

são gabriel