
Foto: Diogo Duartte (Prefeitura de São Gabriel)
A prefeitura de São Gabriel, com objetivo de reduzir a fila de espera por consultas com especialistas, passa a oferecer à população atendimento on-line com dermatologista, neurologista e psiquiatra. As especialidades, geridas pelo governo do Estado, têm espera entre seis e 12 meses.
A sala onde ocorrem os atendimentos fica na Policlínica Brandão Júnior, na sede da Secretaria Municipal da Saúde. De acordo com a pasta, pacientes que estão há mais tempo aguardando na fila estão sendo chamados para as consultas com profissionais da empresa que venceu a licitação para oferecer o serviço de telemedicina. Por mês, a capacidade é de 50 consultas com dermatologista, 100 com neurologista e outras 100 com psiquiatra.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O início do atendimento foi acompanhado pelo prefeito Lucas Menezes e pela secretária Kátia Raposo.
— A telemedicina tem inúmeras vantagens para o cidadão, como agilidade na realização da consulta e no tratamento. Alguns dos primeiros pacientes estavam aguardando na fila havia um ano. No caso do neurologista, acaba a necessidade de deslocamento até Uruguaiana, já que a consulta é on-line. São 600 quilômetros ida e volta. Na saúde, sabemos que a agilidade no diagnóstico é fundamental — avalia o prefeito.
A teleconsulta ou telemedicina foi autorizada pelo governo federal durante a pandemia de coronavírus, como forma de manter o atendimento em saúde à população e diminuir a circulação do vírus. Depois, continuou sendo oferecida e ampliada na rede pública de saúde.
- Ministério da Saúde torna obrigatória a notificação de infecções por HTLV em gestantes e crianças
- Primeira etapa do leilão da PPP da iluminação pública ocorre nesta semana
Além da consulta, o profissional pode emitir atestados e receitas. A secretária Kátia Raposo informou que a expectativa é ampliar o serviço à medida que houver mais recursos disponíveis.
— Outra vantagem do novo serviço é sanar a dificuldade que a administração tem de contratar médicos especialistas, uma realidade de municípios do interior — acrescenta.
Os profissionais que acompanham presencialmente os pacientes receberam treinamento para manuseio dos equipamentos, software e utilização da plataforma. O serviço estará disponível na Unidade Básica de Saúde (UBS) Brandão Júnior em horário diurno. O encaminhamento deve ser feito por profissional de saúde da UBS mais próxima da residência do usuário.