susto na estrada

Ônibus que trazia pacientes para Rosário do Sul pega fogo na BR-290

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Prefeitura de Alegrete (Divulgação)

Um ônibus com pacientes do município de Alegrete que se dirigiam para consultas em Rosário do Sul pegou fogo na BR-290 na manhã desta terça-feira. O acidente aconteceu próximo à divisa de Alegrete com Cacequi, região do Itapevi, a cerca de 40 quilômetros de Rosário do Sul.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista percebeu que o veículo começou a emitir fumaça e, então, parou no acostamento e retirou os 17 pacientes do ônibus, a maioria idosos. Pouco depois, o veículo foi completamente consumido pelas chamas. 

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Prefeitura de Alegrete (Divulgação)

A prefeitura de Alegrete informou, por meio de nota, que o veículo estava com sua manutenção em dia e as causas do incêndio serão apuradas. Os pacientes foram levados numa van para Rosário do Sul e não perderam as consultas. A prefeitura salientou, ainda, a agilidade do motorista ao retirar os passageiros:

"Ederson Morais, condutor do micro-ônibus da Secretaria da Saúde que pegou fogo na BR 290 na manhã desta terça-feira, agiu com muito profissionalismo e conseguiu, sem pânico, desembarcar os 17 passageiros que estavam no veículo, entre os quais muitos idosos. Esta afirmação foi feita pela secretária Bianca Casarotto ao elogiar a forma como o motorista atuou num momento difícil e que ensejava uma ação rápida e precisa.

Conforme contou o motorista, a viagem estava sendo tranquila, até que próximo à divisa de Alegrete com Cacequi, região do Itapevi, o micro-ônibus teve uma pane, então ele levou o veículo para o acostamento e tentou dar arranque, mas não teve sucesso. Ao descer do micro e observar embaixo, percebeu que havia uma língua de fogo no lado esquerdo próximo ao rodado dianteiro. Rapidamente ordenou que os passageiros descessem, alguns idosos, com dificuldades, mas conseguiu esvaziar o ônibus e deixar as pessoas afastadas do carro por precaução, diante da iminência de explosão do tanque de combustível como de fato ocorreu logo em seguida.

O motorista Ederson, que está lotado na UPA como motorista da ambulância, com oito anos de experiência, substituiu outro colega na viagem. Ele disse que foi um momento de susto, mas que a preocupação era preservar a segurança dos passageiros. Nem tentou acionar o extintor de incêndio porque não resolveria nada. Veículos que transitavam no momento tiveram de parar e aguardar porque o volume de fumaça era muito grande.

Um outro veículo providenciado pela Secretaria de Saúde fez o translado dos passageiros que seguiram para Rosário. Ederson ficou no local aguardando o guincho enquanto lembrava da experiência difícil que viveu ao ter o veículo que conduzia pegado fogo em plena rodovia. Retirar os 17 passageiros de forma rápida e todos ilesos foi uma vitória, desabafou".

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Presos suspeitos de matar idoso a pauladas em Rosário do Sul

Suspeito de assassinar ex-companheira é preso em Rosário do Sul Próximo

Suspeito de assassinar ex-companheira é preso em Rosário do Sul

rosário do sul