educação

Rosarienses são finalistas em festival de curtas-metragens

18.398

Foto: Arquivo Pessoal
Estudante do 4° ano, Isabella Brondani Peres (foto) participa do Arte Movie, de Porto Alegre, na direção geral de filme. Isa Thomas Aprato, do 3º ano, também concorre à premiação

Duas alunas do 3° e 4° anos da Escola de Ensino Médio Tia Elis, de Rosário do Sul, foram selecionadas para a final do festival de curtas-metragens Arte Movie. O concurso, que contempla alunos dos níveis de Ensino Fundamental a Superior, realizado pela Bouganville Produções Artísticas, é financiado pelo governo do Estado. 

Para 2020, o desafio é a produção de filmes caseiros. A ideia foi compartilhada na escola a partir do professor de Música do Ensino Fundamental Leonardo Menezes: 

- Nosso objetivo é implantar a cultura artística nesta geração. Ver essa oportunidade em uma cidade do interior nos faz perceber que a arte é para todos, e não apenas para grandes artistas. Espero que tenhamos, cada vez mais, representatividade. Os alunos se interessaram pela proposta e os pais apoiaram, o que já é ótimo. 

As semifinalistas do concurso são Isabella Brondani Peres, do 4º ano, com o curta As 7 Artes, e Isa Thomas Aprato, do 3°, com a obra A luz no fim do túnel, ambas de 9 anos.

Se a alegria de Leonardo como professor já é grande, é maior ainda como pai. Para ele, ver a filha Isa como finalista do festival é uma realização. 

- Ela é tímida, mas adorou participar. Muito companheira, participou de todas as fases da produção, do tema à escolha dos equipamentos - comenta o pai. 

Projeto de tecnologia leva notebooks para alunos da rede municipal de São Pedro do Sul

Isa nunca tinha feito um curta-metragem, mas recorda que teve contato com esse tipo de atividade em outras ocasiões: 

- Minha parte preferida nessa atividade foi representar. Também, amei acompanhar ao papai quando editou o vídeo. Foi bem legal - comenta a menina. 

A pequena conta que "bolou" a ideia do vídeo junto de Leonardo. Animada com a experiência, não vê a hora de participar de outros festivais do gênero.

CRIATIVIDADE
A professora Juliana Pacheco também comemora a atuação da aluna Isabella. Conforme ela, a curiosidade, típica desta faixa etária, também serve de incentivo para a arte: 

- É o caso da Bella, que está sempre disposta a pesquisar e criar. O grande apoio familiar também contribui com esse sucesso. Todo incentivo é fundamental para as crianças, ainda mais neste momento em que nossos alunos vêm se superando em meio à pandemia. Nós, da Escola, ficamos imensamente orgulhosos e felizes com estas participações de nossas alunas. 

A mãe de Isabella, Dileuza Maria Bortoluzzi Brondani comenta que a filha gosta de aceitar desafios. 

- Ela criou o roteiro sozinha. Ela tem bagagem e cultura. Com o auxílio dos pais e com a motivação dos professores, o resultado vem. Apenas filmei. Ela escolheu o tema, filmagem, cenas, luzes, cenários e contou com o acompanhamento do Leonardo. Foi maravilhoso, ela gostou muito.

Patroa do CTM de São Gabriel é reeleita

Concentrada nas atividades que costuma assumir, Isabella quer dar continuidade a experiência como roteirista. 

- A parte que mais gostei de fazer foi criar o roteiro - conta, animada, a menina. 

RESULTADO
Serão cinco vencedores, que recebem prêmios em dinheiro. Os quatro primeiros colocados são escolhidos por comissão técnica de jurados,. Haverá, também, premiação por voto popular, que será conforme o número de curtidas de cada curta no Instagram @artemoviefestival As votações estão abertas até o próximo domingo. 4 ou 5 de novembro.

*Colaborou Gabriele Bordin

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Aposentado faz réplica de dinossauro que será doada a museu

Próximo

No outubro rosa, Hospital de Caridade de Rosário do Sul volta a fazer mamografias

rosário do sul