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CPI investiga irregularidades na compra de peças e de combustíveis em Rosário do Sul

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Foto: Rogério Ustra (divulgação)
Maquinários sem uso seguem no rol de despesas mensais

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades na compra de peças e manutenção de veículos da prefeitura de Rosário do Sul realizou mais uma oitiva no final de julho. Na oportunidade, foram ouvidos uma técnica em enfermagem, o ex-secretário municipal de Obras, Abrelino Antunes, e a secretária municipal de Saúde, Karla Fontoura. Na primeira etapa, foram ouvidos o motorista de uma Kombi escolar que recebeu uma dobradiça de quase R$ 4 mil, a secretária de Educação, Liege Palma, e o chefe do Departamento de Compras do município.

Segundo o vereador presidente da Comissão, Rogério Ustra (MDB), chamou a atenção dos parlamentares o alto consumo de combustível por máquinas que estão inutilizadas.

Um dos assuntos discutidos na CPI foi uma viagem da técnica de enfermagem a São Gabriel para acompanhar um paciente. No entanto, a locomoção teria sido em uma data após um acidente, no qual ambulância usada teria ficado totalmente destruída:

- Documentos comprovam que a viagem não aconteceu em 2019, mas em 2018. Conforme a assessoria da prefeitura, a unidade de controle interno do município disse que a informação foi um erro de digitação do servidor que abastece o site de transparência - diz o parlamentar.

Ainda de acordo com Ustra, a técnica em enfermagem encaminhou o veículo para ser consertado na capital do Estado:

- Quando perguntamos sobre a habilitação da oficina que prestou serviços, ela não soube responder e afirmou que isso "tanto fazia", desde que o local arrumasse os veículos. Mas a CPI entende que existe um contrato em vigência que impede a transferência desses serviços para terceiros. Exigimos, mais uma vez, que o Executivo apresente a habilitação da empresa.

O alto consumo de combustíveis no maquinário da Prefeitura Municipal, conforme documentos apresentados na reunião, foi um dos assuntos que mais impactou os vereadores presentes. Segundo Ustra, também se observou um grande número de gastos com manutenção e mão de obra em veículos que estão parados e outros que nem chegaram a rodar.

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DESPESAS

A CPI pediu, também, informações sobre uma máquina motoniveladora e recebeu um documento do atual responsável pela Secretaria de Obras, Luzardo Foletto, informando que o veículo apresentou problemas em fevereiro de 2018.

Segundo os dados, tentativas de manutenção foram realizadas nos meses de maio, setembro e dezembro de 2019, porém, a máquina continuou sem funcionar. Mas, conforme essas informações, o veículo só teria sido consertado, de fato, em janeiro deste ano. Os documentos apontam, ainda, que a máquina gastou mais de 7,2 mil litros de combustível em 2019. Conforme Foletto, o alto consumo se deu devido a testes e que o cartão de abastecimento do veículo foi emprestado a outro maquinário.

- Não tem como gastar 7 mil litros só em testes. No relatório, ela aparece rodando, inclusive fazendo média de quilometragem - contesta o vereador Ustra.

A investigação aponta possíveis irregularidades envolvendo outras máquinas, como uma motoniveladora, parada desde 2019, que teve um consumo de cerca 8,6 mil litros de diesel nesse período, totalizando um gasto de R$ 30.849,47. A previsão é que a CPI seja concluída em 20 dias. (com informações da Gazeta de Rosário)


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