rosário do sul

Lixo acumulado chama atenção na Praia das Areias Brancas

Foto: arquivo pessoal

A Praia das Areias Brancas, um dos principais pontos turísticos de Rosário do Sul, tem agonizado em meio ao descarte irregular de lixo. O fato é uma reclamação do Grupo Amigos do Rio Ibicuí e Santa Maria.

Segundo o presidente do grupo de barqueiros, Roger Maxwel Maicá, o ponto no qual eles para lançar os barcos na água é utilizado pela população das proximidades como "lixão". No local, conforme Maicá, é possível encontrar aparelhos de televisão, sofás, lonas, sobras de construção, entre outros materiais. E o problema não é de hoje.

- Há anos encontramos esse problema. Nosso grupo já tem quase uma década de existência e, desde o início, trabalha na limpeza da praia. Porém, dependemos muito da conscientização da população - explica o presidente da associação.

Pesquisadores do Husm participam de estudo brasileiro voltado ao tratamento da Covid-19

Na semana passada, representantes do Grupo Amigos do Rio Ibicuí e Santa Maria procuraram o jornal local, a Gazeta de Rosário, para denunciar a situação e tentar conscientizar os moradores sobre a situação.

- Já pedimos para a prefeitura colocar uma placa sobre a proibição de se descartar o lixo ali, mas o pessoal arranca a placa - lamenta Maicá.

O Grupo Amigos do Rio Ibicuí e Santa Maria foi fundado há cerca de 10 anos. Os integrantes realizam passeios de barco pelos rios Ibicuí e Santa Maria, geralmente percorrendo trajetos entre as cidades de Rosário do Sul, Dom Pedrito e Manoel Viana.

Foto: divulgação (Prefeitura de Rosário do Sul)
Apesar das inúmeras ações para manter os locais limpos, novos focos de descarte de resíduos surgem na área turística

Após denúncia, Brigada Militar localiza maconha que estava enterrada em Santiago

PREFEITURA

O Diário entrou em contato com a secretária de Coordenação, Planejamento e Meio Ambiente de Rosário, Janeri Nunes Moreira, para saber se a prefeitura tem tomado alguma providência quanto ao descarte de lixo. De acordo com a chefe da pasta, assim que obteve conhecimento sobre o problema, o Executivo passou agir. Entretanto, para ela, é importante que, além do poder público, a população também tome consciência sobre as maneiras corretas de lidar com o lixo.

- Todo mundo sabe que não pode jogar lixo na praia. Estou mexendo com retroescavadeira e caminhão para fazer a limpeza ao longo da praia. Estamos fazendo o possível para coibir a irregularidade - comenta Janeri.

O grupo de barqueiros deve realizar também, na próxima semana, uma nova limpeza da praia e, no futuro, construir um porto de concreto no local.

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Homem é preso por tráfico de drogas em Rosário do Sul

Próximo

Cinco pessoas são presas por tráfico de drogas em Rosário do Sul

rosário do sul