região

Lixo na Praia das Areias Brancas preocupa população

18.398

Foto: arquivo pessoal, Bruna Maldonado da Silva
Maioria dos objetos na orla são pneus. Comunidade mobiliza-se pela limpeza do local

A Praia das Areias Brancas, cartão-postal de Rosário do Sul, apresenta, novamente, acúmulo de lixo. Ao final de setembro, a reportagem do Diário mostrou a mesma situação. O descaso com o local tem causado danos, inclusive, aos barqueiros locais. A maioria dos inservíveis descartados são pneus, mas, outros objetos evidenciam o problema, como sofás e roupas.

Hoje, a situação ainda é crítica e inquieta moradores. A professora Bruna Maldonado da Silva, 36 anos, que nasceu na cidade, preocupa-se com a triste realidade da praia:

- Frequento o rio desde que nasci. Ao passear na região com minha família no final de semana, me deparei com este cenário. Fiquei decepcionada.

Rosário do Sul tem lockdown pelo segundo final de semana seguido

Na intenção de chamar atenção da comunidade quanto ao problema, Bruna fez um vídeo no local e levou a público no perfil pessoal do Facebook, no último domingo. A postagem atingiu 17 mil visualizações e, de acordo com ela, mobilizou várias pessoas.

INTERVENÇÕES

Conforme a titular da Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação e Meio-ambiente, Janeri Nunes Moreira, 54, a prefeitura já sondou as causas e busca solução para o problema:

- Descobrimos que os pneus vieram de uma barricada, ação feita por ribeirinhos para não perderem as casas a enchente de 2019. Neste ano, com a baixa do rio em 58 centímetros, os objetos emergiram.

RS registra mais 47 óbitos e 2.491 novos casos confirmados de Covid-19

Para solucionar o problema, o órgão vai realizar duas ações. A primeira, na manhã deste sábado, consiste em coleta manual dos pneus, de dentro do rio, com apoio do grupo Amigos dos Rios Santa Maria e Ibicuí. Os pneus serão levados à vigilância sanitária para reciclagem.

A segunda intervenção, desta vez nas margens do rio, será feita nesta segunda-feira, em parceria com o 4º Regimento de Carros de Combate (4º RCC) e Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Rosário do Sul. Os materiais serão vendidos para obtenção de recursos, que serão revertidos em prol dos integrantes da associação.

*Colaborou Gabriele Bordin

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Voluntários, militares e servidores fazem limpeza na Praia das Areias Brancas

Próximo

Rosário do Sul aguarda habilitação de oito novos leitos de UTI

rosário do sul