novo coronavírus

Santa Maria possui, pelo menos, 35 leitos de UTI voltados à Covid-19

18.389

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Assessoria de Imprensa (Husm)
Desde a última quarta-feira, Husm passa a contar com 20 leitos de UTI para internações por Covid-19. Na semana passada, 10 leitos pediátricos foram habilitados pelo Estado

Desde antes do novo coronavírus começar a circular em território nacional, os hospitais e órgãos da rede pública e privada de Santa Maria já começaram a se mobilizar para aumentar a capacidade da rede hospitalar na cidade, principalmente na oferta de leitos dedicados exclusivamente para receber pacientes com a Covid-19.

Rede Ebserh convoca 44 profissionais para trabalhar no Husm

Essa tem sido uma das principais preocupações das autoridades da área em relação à pandemia. Segundo o último boletim informado pela prefeitura, são 15 casos confirmados de residentes em Santa Maria e um internado na cidade, mas morador de outro município. Entre os suspeitos na cidade, são 559 moradores de Santa Maria e 31 de outros municípios; e dos casos descartados aqui, 58 são residentes em Santa Maria e nove em outras cidades.

Central de UTIs poderá ofertar mais 30 leitos para tratar pacientes com coronavírus

Até o momento, há, pelo menos, 121 leitos voltados ao combate e recuperação de pacientes com suspeita ou confirmação da doença no município, com perspectiva de aumento desse número em breve. Desse total, 35 são leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo que quatro estavam ocupados nesta terça-feira com pacientes internados em tratamento.

RS registra 20 novos casos de coronavírus em menos de 10 horas

- Estamos com o número de internações em UTI crescendo, o que era esperado. Mas tudo vai depender da velocidade de transmissão - diz a médica infectologista Jane Costa. 

A última novidade para a região foi a habilitação de mais 10 leitos de UTI via Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), voltados à pediatria. Com isso, desde a última quarta-feira, a instituição conta com 20 leitos SUS de UTI para internações por Covid-19.

- Eles já estão disponíveis, mas nós estamos usando equipamentos reservas da nossa UTI pediátrica e neonatal, porque os do Estado, com os ventiladores mecânicos, ainda não chegaram. Esses leitos estão na mesma área física do Pronto-Socorro que foi isolada para os adultos, porém em ambientes diferentes, separados - explica Soeli Guerra, gerente de Atenção à Saúde do Husm.

Como o mesmo hospital será destinado apenas para casos graves da Covid-19, não internará pacientes em leitos clínicos, que devem ser utilizados para os casos mais leves. Os primeiros 10 leitos adultos de UTI do Husm haviam sido anunciados pelo Estado ainda no dia 17 de março, mas a entrega dos kits, de responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde (SES), atrasou, e a estrutura entrou em funcionamento no dia 3 de abril.

AMPLIAÇÃO

Ainda nesta semana, o Hospital Casa de Saúde deve ofertar mais 11 leitos clínicos de média complexidade pelo SUS para atendimento exclusivo de pessoas com coronavírus. Segundo a direção, a unidade está sendo organizada, e a nova estrutura deve ser concluída nos próximos dias.

Na terça-feira, o governador Eduardo Leite anunciou, em uma transmissão no Facebook, a abertura dos primeiros leitos do Hospital Regional já para a próxima semana. Segundo o prefeito Jorge Pozzobom, nesta primeira etapa devem ser abertos 20 leitos clínicos. Os outros 20 clínicos previstos devem ser disponibilizados até o final de abril. Na sequência, serão inaugurados mais 10 leitos de UTI, que ainda não têm data prevista.

Além disso, com a conclusão da obra da Central de UTIs do Husm, a instituição poderá ofertar mais 30 leitos de UTI para o combate ao novo coronavírus ainda neste ano.

SITUAÇÃO DOS LEITOS COVID-19 EM SANTA MARIA

HUSM 

  • Possui 20 leitos SUS de UTI voltados exclusivamente ao atendimento da Covid-19 
  • Desses, 10 são para adultos e outros 10 pediátricos 
  • Até terça-feira, dois pacientes seguiam internados na UTI adulta (um caso descartado e outro caso suspeito) 

UPA 24H 

  • Possui 12 leitos de observação para pacientes com a doença. Esses leitos são utilizados para estabilização até que seja possível o encaminhamento à rede hospitalar 
  • Ainda há dois leitos de estabilização/emergência com respiradores 
  • Até terça-feira, quatro pacientes com suspeita estavam internados 

CASA DE SAÚDE 

  • Está organizando uma unidade exclusiva para atendimento de Covid-19. Serão 11 leitos clínicos de média complexidade pelo SUS, cuja estrutura deve ser concluída nesta semana 

HOSPITAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS 

  • A instituição possui 10 leitos de UTI para serem utilizados em casos não Covid-19. Desses 10, ofertou para a Secretaria Estadual de Saúde (SES) cinco para uso do SUS (não Covid-19) 

HOSPITAL ALCIDES BRUM (anexo ao Hospital de Caridade) 

  • Desde o dia 23 de março, atende exclusivamente pacientes possivelmente afetados pelo vírus. Ao todo, o novo espaço conta com 60 leitos clínicos e 10 de CTI 
  • Até terça-feira, 12 pacientes estavam internados, sendo dois desses na CTI 

HOSPITAL GERAL DA UNIMED 

  • Operava, desde o dia 16 de março, com 30 leitos hospitalares para encarar a pandemia. No entanto, como não houve tanta demanda, esses leitos foram desmobilizados e os pacientes que procuram o hospital e apresentarem suspeita de infecção são encaminhados para o Hospital Alcides Brum 
  • De acordo com a direção, a estrutura está montada e, havendo a necessidade, ela pode ser montada novamente em um dia 

HOSPITAL GERAL DO EXÉRCITO (HGe)

  • São 14 leitos clínicos e 5 de UTI, com potencial de aumento caso seja necessário
  • Nenhum dos leitos está sendo ocupado no momento 

* Até a manhã de quarta-feira, a direção do Hospital da Brigada Militar (HBM) não havia informado o número de leitos disponíveis para o atendimento de Covid-19 à reportagem

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Confirmada 19ª morte por Covid-19 no RS

Próximo

Central de UTIs poderá ofertar mais 30 leitos para tratar pacientes com coronavírus

Saúde