Prefeitura de Santa Maria confirma morte de criança de 4 anos por meningite

Prefeitura de Santa Maria confirma morte de criança de 4 anos por meningite

Foto: Vinicius Becker (Diário)

A Prefeitura de Santa Maria confirmou, na manhã desta terça-feira (25), a morte de uma criança de 4 anos por meningite bacteriana. Ela era aluna da Escola Municipal de Educação Infantil Zulânia de Fátima Salamoni, no Bairro Tancredo Neves, e morreu na última quarta-feira (19). Conforme o Executivo, a criança estava internada no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) desde 16 de novembro.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 


Segundo familiares ouvidos pela reportagem, a criança teria apresentado fortes dores de cabeça e febre alta horas antes de ser levada para atendimento médico. O velório ocorreu na quinta-feira (20). 


Higienização

Na quinta (20), a Secretária de Saúde de Santa Maria informou que realizou higienização no dia 17 de novembro na escola e que não haveria outros estudantes com sintomas da doença, se tratando, portanto, de um caso isolado. A pasta também destacou que acompanhou a situação e orientou a comunidade escolar sobre os protocolos a serem seguidos nesse caso.


Nota da prefeitura

Confirma a nota divulgada pela prefeitura nesta terça (25), na qual confirma o óbito da criança em decorrência de uma meningite bacteriana:

"A Vigilância em Saúde de Santa Maria confirma o óbito de uma criança de 4 anos por meningite bacteriana. Ela era estudante da EMEI Zulânia de Fátima Salamoni, no Bairro Tancredo Neves, e estava internada no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) desde 16 de novembro de 2025. O óbito aconteceu em 19 de novembro. A Prefeitura lamenta o ocorrido e esclarece que, até o momento, não recebeu a Declaração de Óbito da vítima, emitida exclusivamente pelo serviço de saúde responsável.

A criança estava vacinada para os principais agentes causadores de meningite, e a unidade de saúde do território segue acompanhando a situação e orientando a escola conforme protocolos técnicos. A escola realizou higienização no último dia 17, e não há registro de outros alunos com sintomas, caracterizando caso isolado.

Por respeito à privacidade de pacientes, não são divulgadas informações individuais sobre casos notificados de meningite, que é uma doença endêmica. A Prefeitura destaca a importância da etiqueta respiratória, higienização das mãos, ambientes ventilados e atenção dos pais e responsáveis para sintomas como cefaleia intensa e rigidez na nuca."


Leia mais

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ministério da Saúde anuncia compra de 1,8 milhão de doses contra vírus sincicial Anterior

Ministério da Saúde anuncia compra de 1,8 milhão de doses contra vírus sincicial

Greve dos municipários já impacta serviço da saúde em Santa Maria Próximo

Greve dos municipários já impacta serviço da saúde em Santa Maria

Saúde