Fotos: Vinicius Becker
Com estoques críticos de pelo menos três tipos sanguíneos e a proximidade das festas de fim de ano, o Hemocentro Regional de Santa Maria tem buscado maneiras de mobilizar o maior número de voluntários da região. Neste sábado (29), a instituição estará aberta e deve receber o público das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.
Para doar, é necessário realizar o agendamento pelo site da Secretaria Estadual da Saúde.
Voluntariado
O advogado Alex Ferrão, 48 anos, é doador de sangue desde 1996. Morador do Bairro Tancredo Neves, ele agendou um horário e compareceu no Hemocentro, no Bairro Nossa Senhora das Dores, na manhã de ontem. Ao Diário, ele falou sobre a importância do ato, que pode salvar até quatro vidas:
– Doar sangue é um ato tão simples. É vir aqui e doar. Para mim, é gratificante saber que posso ajudar uma pessoa que necessita, uma criança com expectativa ou alguém que vai fazer uma cirurgia e precisa desse sangue. Não sei explicar o que eu sinto, mas sei que é importante.
No corredor da instituição, algumas pessoas aguardavam por etapas necessárias para fazer a doação como cadastro e triagem clínica com entrevista. A coleta do sangue dura cerca de 15 minutos. Para ser doador, é necessário estar bem alimentado (sem comidas gordurosas), ter dormido pelo menos 6 horas e pesar no mínimo 50kg.
Também é preciso respeitar os intervalos entre as doações. No caso de mulheres, o período é de 90 dias, podendo doar sangue no máximo três vezes em 12 meses. Para homens, o período é de 60 dias, e o limite máximo de doações é de quatro vezes em 1 ano.

Leia também
Estoques
Atualmente, o Hemocentro Regional de Santa Maria é referência para instituições em mais de 30 municípios. Conforme a assistente social da instituição, Andressa Baccin (foto abaixo), para dar conta dessa demanda, seria necessária uma média de 800 doações por mês. Esse e outros fatores estariam contribuindo para o atual cenário, que é de queda nos estoques de alguns tipos sanguíneos.
– Os estoques que estão nesse momento em estado crítico são de O+, O- e A-. E as medidas que a captação, assim como todo o Hemocentro, tem tomado são as realizações de buscas ativas de doadores, contato com os grupos fidelizados e o apoio das mídias para nos auxiliar neste processo. Também estamos fazendo ações em municípios parceiros, como Faxinal do Soturno e São Pedro do Sul. No mês passado, realizamos coletas no Hospital Universitário – conta Andressa.
A assistente social reforça que ainda há horários disponíveis para doar sangue no sábado. Basta fazer o agendamento e ajudar a quem precisa.
– A expectativa é de que possamos, não só atender a demanda da região, mas também gerar um estoque que nos auxilie neste período prévio de festas de final de ano. Nossas hemácias têm uma durabilidade de 30 a 35 dias. Então, as doações feitas até esse sábado, quando termina a campanha GreNal pela Vida, devem ajudar até o fim do ano, o que faz com que consigamos manter a demanda durante as festas de Natal e Ano Novo – conclui.

Faça a sua parte!
Hemocentro Regional de Santa Maria
- Horário de funcionamento – De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Excepcionalmente, neste sábado, das 8h às 14h
- Onde – Na Alameda Santiago do Chile, 35, no Bairro Nossa Senhora das Dores
- Agendamento – Pode ser feito pelo site do Secretaria Estadual de Saúde
- Em caso de dúvidas, os doadores deverão entrar em contato pelos telefones (51) 3287-2549, (51) 3287-2540, (55) 98428-8274 (telegram) ou pelo @hemosmrs no Instagram
Requisitos para ser doador
- Estar em boas condições de saúde
- Apresentar documento oficial de identidade com foto
- Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal
- Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas
- O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos
- Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa
- Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação
- Não fumar pelo menos duas horas antes da doação
Impedimentos temporários
- Gripe ou febre
- Gestantes ou mães que amamentam bebês com menos de 12 meses
- Até 90 dias após aborto ou parto normal e até 180 dias após cesariana
- No caso de ter feito tatuagem e piercing em ambiente com antissepsia adequada, aguardar 6 meses, exceto piercing na área genital, boca e/ou língua, pois, nesse caso, é preciso aguardar 12 meses após a retirada
- Exposição à situação de risco para o HIV
- Herpes labial
Impedimentos definitivos
- Doença de Chagas
- Hepatite após os 11 anos de idade
- Ser portador dos vírus HIV (Aids), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B) e HTLV
- Uso de drogas injetáveis
- Outros critérios que impedem a doação serão verificados por ocasião da entrevista de triagem clínica realizada no Hemocentro