prevenção

Em apenas duas horas, postos de saúde já estavam sem vacinas contra a gripe

Laíz Lacerda

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)

No primeiro dia de vacinação contra a gripe em Santa Maria, que foi antecipada devido a pandemia de coronavírus, muitas pessoas saíram de casa e se dirigiram até os postos de saúde em busca da vacina. O que gerou filas em alguns locais. Nesta primeira etapa de vacinação, apenas idosos e profissionais da saúde estão sendo imunizados. 

Em apenas duas horas, todas as doses disponíveis no Posto de Saúde do Bairro São José, foram aplicadas. O mesmo aconteceu no posto do Bairro Itararé, e com a Unidade de Saúde Ruben Noal, que esgotaram as vacinas logo no meio da manhã. 

Segundo o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, uma nova leva de doses da vacina, seringas e agulhas, estão sendo remanejadas imediatamente para esses locais, a fim de que no início da tarde desta segunda-feiras a vacinação volte ao normal. 

- A população precisa compreender que em nenhum ano anterior a procura foi tão grande. Veio um quantitativo de 15% da capacidade que deveria vir de vacinas. Recebemos um total de 17.650 mil doses. É bem provável que esse quantitativo termine hoje e em breve divulgaremos quando estaremos recebendo mais.

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

Ribas explica que a orientação é que as pessoas tomem uma distância de um metro e meio nas filas. E que o processo de vacinação está mais rápido para evitar as filas, assim evitando as aglomerações. 

- Todo o momento estamos controlando, até mesmo pelas câmeras de monitoramento. Nós estamos pedindo para a Guarda Municipal, que está na fila, para profissionais também, para ter a distância mínima de um metro e meio. É importante reforçar, para termos a prevenção no momento - conta. 

VÍDEOS: você sabe tudo para se prevenir contra o coronavírus?

Em nove postos de saúde, o Exército montou tendas para receber o público que vai se vacinar. As tendas ficarão localizadas em frente ou ao lado das unidades, em ambientes ao ar livre. São elas:

  • Wilson Paulo Noal (Camobi)
  • São José
  • Oneyde de Carvalho (Vila Lorenzi)
  • Centro Social Urbano (Vila Oliveira)
  • Waldir Mozzaquatro (Vila Schirmer)
  • Kennedy (Bairro Salgado Filho)
  • Joy Betts (Bairro Perpétuo Socorro)
  • Floriano Rocha (Cohab Santa Marta)
  • Associação Comunitária do Bairro Tancredo Neves.

ATENDIMENTO RÁPIDO
Na UBS José Erasmo Crossetti, na Rua Floriano Peixoto, a fila para atendimento era grande, acumulando cerca de 40 pessoas, pouco antes das 10h. O aposentado João Paulo Rodrigues Alves, 64 anos, relata que saiu de casa apenas para tomar a vacina e que voltaria direto para casa:

- Tem que se cuidar. Sei que a vacina é para se proteger para a gripe comum, mas já ajuda. Vou sair daqui e voltar para o isolamento.

No Centro Social Urbano, na Vila Oliveira, a fila, por volta de 10h20min tinha 30 pessoas. No local, havia atendimento na barraca montada pelo Exército. 

IDOSOS ACAMADOS
Conforme Ribas, as ESFs tem a listagem dos idosos acamados, que receberão a vacina em casa. Por outro lado, as UBSs não possuem essa lista. Portanto, os familiares devem procurar os postos e realizar esse cadastro. 

- Estamos numa correria. Os idosos acamados serão vacinados em casa posteriormente, até mesmo para não expô-los agora - explica o secretário. 

ÁREAS RURAIS
Os idosos que residem em áreas rurais serão vacinados através da unidade móvel de saúde. As equipes das unidades entram em contato com os representantes de cada região para a campanha de vacinação seja realizada.

Mais de 120 pessoas procuraram consultas por videochamada com sintomas de coronavírus 

Esse grupo, que reside em áreas rurais, e que faz parte da primeira etapa de vacinação, não precisará se deslocar até os postos de saúde para serem imunizados. 

VACINAÇÃO NO HUSM
Devido a pandemia da Covid-19, a sala de vacinação do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), que recebeu 600 doses contra influenza, irá vacinar somente profissionais da saúde e pacientes do grupo de risco, em atendimento no hospital.

VÍDEO: com ruas vazias, policiais pedem para população ficar em casa

Já os servidores do hospital, que foram liberados por estarem no grupo de risco do coronavírus - bem como professores e alunos da UFSM - devem procurar as unidades de saúde da rede básica.

IMUNIZAÇÃO
A partir de 16 de abril, professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento começam a ser imunizados. Já na terceira fase, que começa em 9 de maio, mesma data do Dia D de mobilização, estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Husm cancela consultas ambulatoriais devido ao coronavírus

Próximo

Professor da USP dá dicas de prevenção contra o coronavírus

Saúde