na última semana do ano

Vereadores vão eleger a nova Mesa Diretora e votar o projeto dos puxadinhos

Eduardo Tesch

Foto: Renan Mattos (Diário)

Depois do feriadão de Natal, a Câmara de Vereadores de Santa Maria terá uma semana agitada pela frente antes de entrar de recesso. Para começar, amanhã, os vereadores irão eleger a Nova Mesa Diretora da Casa. Adelar Vargas (MDB), Bolinha, é o candidato do bloco da oposição - que, em princípio, conta com 11 das 21 cadeiras do plenário. Já a situação irá se reunir hoje para definir um nome para a disputa. Nos bastidores, o nome cogitado é Cida Brizola (PP), Drª Cida.

Além disso, é dada como certa a realização de uma sessão extraordinária, na sexta-feira, para a votação do projeto da prefeitura que permite que donos de imóveis irregulares, construídos até o dia 31 de dezembro, possam se regularizar junto ao Executivo - o projeto dos puxadinhos (leia mais abaixo).

Prefeito Jorge Pozzobom é indiciado por crime virtual

Porém, antes de voltar às atenções para a votação para os puxadinhos, os vereadores concentram esforços para a eleição da Mesa Diretora. O líder da bancada tucana na Câmara, Admar Pozzobom (PSDB), diz que, apesar de ainda não haver uma definição, a Drª Cida, é o nome mais cotado para entrar na disputa. Ela perdeu a eleição para a presidência do Legislativo no ano passado, ao ser derrotada pelo atual presidente da Casa, Alexandre Vargas (PRB).

- Provavelmente será uma das mulheres. Eu acredito que vamos definir o nome da Cida, mas só amanhã (hoje) para confirmar - pondera Admar.

Como a oposição conta com a maioria dos votos, a tendência é de que Bolinha ganhe a eleição com certa tranquilidade. Porém, nos últimos dias, a posição do vereador Leopoldo Ochulaki (PSDB), Alemão do Gás, tem sido questionada, tanto pela oposição, quanto pela situação. Nos corredores da Câmara, circula a informação de que ele poderia deixar o bloco dos 11 e votar com a situação, mudando o cenário da eleição.

- Eu sei o que vou fazer. Sei o que é melhor para Santa Maria - limitou-se a dizer o vereador, ontem, sem adiantar para que lado irá seu voto.

No meio da indefinição, o líder da oposição, Valdir Oliveira (PT), se diz tranquilo em relação ao voto de Alemão do Gás. Para ele, o vereador irá votar junto com o bloco dos 11.

- Eu tenho certeza de que irá votar conosco, até porque não vi nada ao contrário. Em momento nenhum, ele declinou em algo que foi acordado e acredito que todos os vereadores irão honrar com o compromisso que foi firmado ainda no ano passado - destaca Valdir.

PROJETO DOS PUXADINHOS
Ainda antes do ano acabar, a Câmara deve realizar uma sessão extraordinária, na sexta-feira, para votar o projeto dos puxadinhos. A expectativa é que a lei beneficie, além de pessoas físicas, donos de empreendimentos que não conseguem a emissão do alvará por estarem ocupando espaços irregulares. Seriam mais de 500 empresas nessa situação. Com a aprovação, a prefeitura deverá engordar a receita. Há uma estimativa de R$ 20 milhões em arrecadação.

Vereadores poderão usar parte da receita do município para emendas

Mas, para a votação do projeto acontecer m uma sessão extraordinária, ela deverá contar com o apoio de todas as bancadas.

- Se uma bancada não concordar, não sai - afirma o presidente Alexandre Vargas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

TAGS: política,
Câmara de Vereadores de Santa Maria escolhe futuro presidente hoje Anterior

Câmara de Vereadores de Santa Maria escolhe futuro presidente hoje

Prazo para renegociar dívidas do ICMS termina na quarta-feira Próximo

Prazo para renegociar dívidas do ICMS termina na quarta-feira

Política