justiça

TJ absolve ex-prefeito de Restinga Sêca acusado de peculato

Jaqueline Silveira

Foto: Arquivo Pessoal

Recentemente, a 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado (TJ) confirmou a sentença de 1º grau que absolveu o ex-prefeito de Restinga Sêca Tarcizo Bolzan (MDB). Ele foi acusado de ter usado máquinas e servidores da prefeitura em benefício próprio (peculato) e da empresa da família. Em 2011, o Ministério Público do município denunciou Bolzan alegando que tal ação gerou suposto desvio de recursos públicos no valor de R$ 648 mil. A denúncia envolveu uma areeira de propriedade da família Bolzan onde máquinas da prefeitura fizeram a remoção da areia suja, durante nos anos de 2005, 2006 e 2007, que foi cedida para o calçamento de ruas.

Prefeitura divulga orientações para donos regularizarem puxadinhos

"(...) Segundo porque, como já explanado, os elementos de prova constantes nos autos não revelam que tenha havido enriquecimento ilícito dos réus havendo indicativos de que a areia produto do decapeamento fosse doada à municipalidade, como contrapartida, e empregada em obras públicas", frisou o relator do processo no TJ, desembargador Aristides Pedroso de Albuquerque Neto, em sua decisão sobre Bolzan e os demais envolvidos no caso. E prosseguiu: "Em que pese a irresignação ministerial, não há prova suficiente à imposição de condenação criminal em relação aos apelados."

A denúncia, segundo o ex-prefeito, partiu de um adversário político. "Vim para trabalhar, não para fazer carreira política. A gente sofre quando é caluniado", afirmou Bolzan, foi prefeito de Restinga por três vezes e uma como vice.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Procurador Jurídico da Câmara se manifesta sobre projetos com problemas apresentados pelos parlamentares Anterior

Procurador Jurídico da Câmara se manifesta sobre projetos com problemas apresentados pelos parlamentares

Quanto vai custar para regularizar os puxadinhos em Santa Maria Próximo

Quanto vai custar para regularizar os puxadinhos em Santa Maria

Política