escola de sargentos

Semana começa com expectativa pelo anúncio da ESA

Marcelo Martins

A semana que se inicia traz o indicativo de que o Exército Brasileiro (EB) faça o anúncio quanto à destinação da nova Escola de Sargentos das Armas (ESA). Conforme o Diário apurou, até a próxima segunda-feira, há a possibilidade de que seja realizada a chamada Reunião do Alto Comando do Exército (Race). Esse é considerado o ponto alto da instituição, quando são encaminhadas definições e decisões acerca da instituição.

Neste encontro, oficiais-generais, que ocupam os postos mais altos na hierarquia da instituição, irão se reunir com o comandante do Exército Brasileiro, o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. Ainda na semana passada, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), esteve reunido com os generais de Exército Júlio Cesar de Arruda e Paulo Alípio Branco Valença. O primeiro é o chefe do Departamento de Engenharia e Construção. Já Valença responde pela Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente.

Asfaltamento da BR-158 trouxe desenvolvimento econômico para a região

Ao longo deste mais de um ano de tratativas e idas a Brasília, o chefe do Executivo municipal estabeleceu uma conexão com o alto comando do Exército. O prefeito, neste período, tem apostado e reforçado no entendimento que Santa Maria preenche a todos os requisitos técnicos para sediar o mega empreendimento de ensino e de logística da instituição.

A cifra bilionária acabou por mobilizar quase duas dezenas de municípios brasileiros que se lançaram no desafio de pleitear junto ao Exército a possibilidade de ter as visitas técnicas de integrantes da instituição, o que ocorreu no começo deste ano.

Gestantes, lactantes e puérperas têm vacinação contra Covid nesta segunda-feira

Assim, no início de 2021, Santa Maria conquistou uma das três vagas para concorrer na busca da nova ESA, que deixará o município mineiro de Três Corações, após mais de sete décadas. Ainda estão no páreo, ao lado da única cidade gaúcha, as concorrentes Ponta Grossa (PR) e Recife (PE). Sem revelar qualquer indicativo de favoritismo ou de preferência, o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira percorreu as três finalistas. Em todas as passagens por esses locais, ele as colocou "em pé de igualdade".

MOBILIZAÇÃO
Ao capitanear uma mobilização, não só política, mas que também contou com os mais variados segmentos da sociedade, Santa Maria fez frente a uma campanha para que a "família militar" já se sinta acolhida aqui. Para Pozzobom, se observadas apenas as questões técnicas e demandas que envolvem a instituição, "a escolha já está feita":

- Não vejo qualquer possibilidade de Santa Maria perder essa disputa. Estamos com tudo devidamente encaminhado e aguardamos a vinda da ESA.

NÚMEROS
Com 9,5 mil militares e 22 organizações militares, Santa Maria tem a maior capacidade de combate da Região Sul do país. Considerada a Capital dos Blindados, é referência nacional quando se fala em Exército.

Com um Centro de Blindados, acervo de veículos e instrutores especializados, generais e oficiais que por aqui passaram, e até de fora, ouvidos pela reportagem somam-se à fala de Pozzobom de que Santa Maria é a favorita.

COMO DEVE SER

  • A Reunião do Alto Comando do Exército (Race) ocorre, em média, seis vezes ao ano
  • Ela se dá no Forte Caxias, o quartel-general (QG) do Exército, em Brasília, com as presenças dos oficiais-generais que ocupam os postos mais altos na hierarquia da instituição. A atividade é presidida pelo comandante do Exército Brasileiro, o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira
  • Participam da Race os generais que constituem um conselho permanente de assessoramento nas decisões do comandante do EB, e, ainda, oficiais generais designados pelo Ministério da Defesa
  • As reuniões periódicas eram geralmente presenciais. Porém, em função da pandemia, elas passaram a ser virtuais
  • A função principal dos 16 generais é assessorar o comandante do Exército
  • Entre as pautas previstas, a definição acerca do município que sediará a Escola de Sargentos das Armas (ESA) será tratada
  • A escolha deve se dar por maioria simples. Ou seja, o município que tiver mais votos, leva
  • Porém, ainda há a possibilidade que a definição fique para nova reunião a ser realizada em outubro

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura usa criatividade para informar sobre a vacinação Anterior

Prefeitura usa criatividade para informar sobre a vacinação

Parte da oposição do Legislativo está mais próxima de Pozzobom Próximo

Parte da oposição do Legislativo está mais próxima de Pozzobom

Política