sessão plenária

Plenário aprova indicações de Eduardo Leite à diretoria do Banrisul

da redação*


Foto: Celso Bender (Assembleia Legislativa)

Foi aprovada nesta terça-feira, durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, a indicação do governador Eduardo Leite (PSDB) para a presidência e diretorias do Banrisul. Por 31 votos favoráveis a 15 contrários, os deputados aprovaram o PDL 1 2019, da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, que aprova os nomes indicados pelo governador para comporem a direção do Banrisul. São eles: o economista carioca Coutinho Mendes para presidente do banco e Osvaldo Lobo Pires, Raquel Santos Carneiro, Marcos Vinícius Feijó Staffen, Claise Muller Rauber e Fernando Postal para as diretorias. Foi a quarta semana consecutiva em que a matéria esteve na Ordem do Dia da sessão. 

Vereadores da Quarta Colônia buscam recursos para a região na Capital

A matéria começou a ser apreciada na sessão de 7 de maio, mas o processo foi interrompido por falta de quórum. Antes, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Sebastião Melo (MDB) foram à tribuna para discutir a proposta, levantando questionamentos sobre a remuneração proposta à diretoria e das intenções do governo ao escolher nomes do mercado financeiro. Já na sessão do dia 14 de maio, não houve quórum para começar a Ordem do Dia, e a sessão não foi retomada. 

Em 21 de maio, o processo de votação foi retomado, e os deputados voltaram à tribuna para questionar novamente a escolha de nomes do mercado financeiro e a remuneração da diretoria. Após as manifestações, foi solicitada verificação de quórum e apenas 25 parlamentares registraram sua presença, o que impediu o prosseguimento das votações. 

Hoje, Luiz Fernando Mainardi (PT) voltou à tribuna, em uma comunicação de liderança, para lembrar o processo de votação da matéria, com retirada ou falta de quórum em três oportunidades. O deputado criticou o que classificou de prática injusta do governador, com um aumento de 74,5% no salário da diretoria do Banrisul, enquanto para o piso regional foi proposto um reajuste de 3,4%. Além disso, ele também criticou os que argumentavam que não caberia ao governador determinar o salário da direção do banco, observando que Eduardo Leite acabou por intervir e limitar o aumento proposto, após quatro sessões plenárias em que o tema não foi votado. 

Veja as posições de deputados que participaram de evento em Santa Maria

A aprovação do requerimento de preferência do líder do governo, deputado Frederico Antunes (PP), por 36 votos a 11, determinou que apenas o texto original fosse votado. Com isso, um outro requerimento de preferência e um substitutivo propostos pela deputada Luciana Genro (PSOL), com o objetivo de votar em separado as indicações do presidente e dos diretores do banco, não foram apreciados.    

Também discutiram o projeto na tribuna os deputados Zé Nunes (PT), Valdeci Oliveira (PT), Rodrigo Maroni (PODEMOS), Edegar Pretto (PT), Pepe Vargas (PT) e Fernando Marroni (PT).

*Com informações da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Assembleia Legislativa recebe projetos que pedem autorização para venda de estatais Anterior

Assembleia Legislativa recebe projetos que pedem autorização para venda de estatais

Deputados gaúchos aprovam reajuste do salário mínimo regional de 2019 Próximo

Deputados gaúchos aprovam reajuste do salário mínimo regional de 2019

Política