escola de sargentos

Conversas reservadas e expectativa marcam visita de coordenador do projeto da ESA

18.386

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas, Diário

Entre agendas e compromissos com o próprio Exército, o general de Divisão do Exército, Joarez Alves Pereira Júnior, que é o coordenador-executivo do projeto da nova ESA, ouviu dos pares que Santa Maria está habilitada para receber o complexo logístico e educacional do Exército. Entre brincadeiras quanto ao clima ameno do outono na cidade, uma das falas entre o general Joarez e um integrante de uma organização militar (OM) era que o anúncio ocorra ainda em maio e não em agosto, como está sendo cogitado. Uma vez que o general, nascido no interior de São Paulo, teria de voltar a Santa Maria em meio ao rigoroso inverno gaúcho.

General tira dúvidas da imprensa sobre processo de escolha da sede da ESA

Ao percorrer as áreas do Exército, em que a agenda se concentrou dentro da sede do Campo de Instrução de Santa Maria (Cism), no Bairro Boi Morto, Joarez também fez uma pausa estratégica para conversar com o prefeito Pozzobom. Os dois almoçaram juntos, e, na sequência, concederam uma coletiva à imprensa.

Dentro da cúpula técnica, uma espécie de conselho que decide ao observar os critérios técnicos qual o melhor município para receber o empreendimento, há um entendimento que a única cidade gaúcha no páreo "figura muito bem" na avaliação. É deste colegiado, onde estão concentrados 16 oficiais do alto comando militar, que sairá o veredicto para o destino de um dos maiores investimentos militares dos últimos anos.

RESERVA NA ESCOLHA
Mesmo que não se tenha qualquer sinalização do que possa ser a decisão a sair de dentro desta sala, que deve receber, nas próximas semanas, militares (presencial e virtualmente), o fato é que as fichas estão, basicamente, "concentradas" em Santa Maria e na cidade paranaense de Ponta Grossa. Esse entendimento, ouvido por fontes da reportagem, se dá porque a praiana Recife "traz consigo todos os problemas de uma cidade grande". Ou seja, altos índices de violência e de criminalidade, bem como um alto custo de vida.

Santa Maria merece, precisa e quer a Escola de Sargentos

Contra Santa Maria, pesa o fato de "estar longe" do centro do país. Ainda que geograficamente distante do sudeste, a situação da falta de voos diretos para essa região é colocado como um entrave, já que Ponta Grossa está mais próxima de São Paulo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Sala de Debate especial expõe potencialidades do município

General tira dúvidas da imprensa sobre processo de escolha da sede da ESA Próximo

General tira dúvidas da imprensa sobre processo de escolha da sede da ESA

Política