repercussão

Comunidade se une em defesa da UFSM

Maurício Araujo

A #SouUFSM, da qual a comunidade reitera o orgulho pela Universidade Federal de Santa Maria, ganhou repercussão e destaque nas redes sociais após a manifestação do senador Luis Carlos Heinze (PP), em que diz ter vergonha da escola que o formou. Só mesmo quem está de fora das mídias digitais não tem acompanhado as publicações acaloradas que inundaram a internet nestes últimos dias. Até mesmo o reitor da UFSM, professor Paulo Burmann, fez um pronunciamento bastante enfático em relação à manifestação do parlamentar gaúcho.

O orgulho LGBTQIA+ é celebrado nesta segunda-feira

- Tem coisas que nós não conseguimos ensinar na universidade, o caráter é uma delas. A ética, a gente ainda consegue trabalhar, um pouco, mas o caráter nós não conseguimos. As pessoas têm ou não têm, aperfeiçoam com o tempo, mas têm que ter uma semente forte disso - disse o reitor.

Resultado de recursos para isenção de taxa do Enem já está disponível

Burmann ainda lembrou que o curso de Agronomia em que o senador é formado é um dos cinco melhores do país, com conceito máximo, e que a instituição é responsável pela formação de mais de 180 mil profissionais.

A UFSM é um orgulho para Santa Maria e para o Brasil. Mesmo com a precarização da educação e os ataques à ciência no país, a Universidade Federal segue firme em seus propósitos educacionais, e a comunidade acadêmica e civil está certa em sair em defesa deste importante centro de pesquisa e ensino do país e do mundo. Por tudo o que é e representa, a UFSM merece respeito.

DEFESA

Em artigo enviado ao Diário (leia aqui), o senador apresentou seu contraponto, e cita episódios que, no seu entendimento, são vergonhosos, como a "doutrinação feita por professores", o palco montado para receber o ex-presidente Lula (PT) e as críticas ao presidente Bolsonaro (sem partido), entre outros pontos.

FAKE

Apesar de refletir o pensamento de parcela da população, é montagem uma foto que tem circulado nas redes sociais em que um banner estaria estendido no arco da UFSM com os dizeres "senador Heinze vergonha da UFSM" e "#fora Bolsonaro genocida". O banner real que estava no arco dizia "UFSM em defesa da Vida #todospelavacina". Ele já foi retirado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: a partir de agora, CPI do Shopping Independência terá mais agilidade Anterior

VÍDEO: a partir de agora, CPI do Shopping Independência terá mais agilidade

Vereador Valdir Oliveira retorna ao Legislativo nesta quinta-feira Próximo

Vereador Valdir Oliveira retorna ao Legislativo nesta quinta-feira

Política