Na sequência da primeira temporada do Papo De Grandi, Moacir Alves, Doutor Moacir, pré-candidato do Partido Renovação Democrática (PRD) à prefeitura, é o entrevistado. O programa foi disponibilizado na noite de quarta-feira (10). Como é ano eleitoral, a temporada de estreia, comandada pelo jornalista e gerente geral do Diário, Alexandre De Grandi, priorizou o pleito municipal, entrevistando os pré-candidatos a prefeito de Santa Maria. O conteúdo foi disponibilizado pela ordem de gravação.
Integram a lista de entrevistados da primeira temporada: Beto Fantinel (MDB) e Ewerton Falk (Progressistas) - ambos não irão mais concorrer -, Giuseppe Riesgo (Novo), Paulo Burmann (PDT), Rodrigo Decimo (PSDB), Tony Oliveira (Podemos) e Roberta Leitão (PL).
Quem é Moacir Alves?
Santa-mariense, nascido na Casa de Saúde, e morador da Vila Belga, Moacir Alves estudou no Colégio Santa Maria e depois ingressou no Exército brasileiro na década de 1970, onde formou-se oficial combatente e segundo tenente de infantaria. Posteriormente, em 1987, retornou como oficial temporário dentista. Sua graduação em odontologia foi realizada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
- Chegando quase aos 70 anos, eu sou um dos meninos da Vila Belga. Minha caminhada começa lá, nascendo na Casa de Saúde, depois meus avós moraram ali mais de 50 anos, meus pais, 50 anos e eu deixo a Vila Bela momentaneamente para subir a avenida para estudar - comenta.
Foi por meio da odontologia que Moacir teve a oportunidade de ir para outros Estados, onde pôde participar da gestão da saúde. Após o período fora de Santa Maria, ao retornar, recebeu um convite para ingressar no meio político.
- Não me falta humildade, eu tenho responsabilidade de estar praticamente há 50 anos na saúde, tendo vivenciado a gestão dela e eu disse para quem me convidou na época: eu gostaria de ser candidato a prefeito ou a vice-prefeito. Pela minha personalidade, pela minha formação, que é uma área mais de conduzir as coisas, e aí começou essa caminhada.
Debate
Em relação à saúde, que é a área em que atua, o pré-candidato ressaltou que é preciso lembrar do que já foi feito no passado para melhorar o acesso das pessoas, como ampliação dos atendimento e aquisição de equipamentos, que, segundo ele, muitos estão sem serem utilizados.
- Nós tínhamos lá (Sedas/Secretaria de Saúde) 15 especialidades, radiologia, radiografia, exames laboratoriais. Eram 7 a 8 mil exames mês. Perdeu-se aquele espaço nos últimos anos. (...). Às vezes, precisavam um Raio-X de ombro, de joelho e fazia no dia, e isso está parado. Tem uma mesa de Raio-X, que, infelizmente, está lá sendo enferrujada.
Melhorias no município
Quanto ao desenvolvimento econômico social de Santa Maria, o pré-candidato aposta no conceito de cidades saudáveis, que surgiu com a Carta de Ottawa, no Canadá, e que, a exemplo, de outros países e cidades brasileiras, empregam essa forma de conduzir os municípios.
- Para um desenvolvimento maior da nossa cidade, nós temos sempre que apostar no emprego. E quando falo em cidades saudáveis, que movimento é este? É aquele onde um governo, uma cidade, propõe-se de forma contínua a fazer a melhoria dos seus espaços físicos, dos seus espaços sociais, utilizando todo o recurso da comunidade. Isto é uma cidade saudável e, com isso conseguimos alavancar o crescimento e a geração de emprego e renda.
Leia todas as matérias
VÍDEO: “A missão é não deixar o transporte público colapsar”, diz Ewerton Falk
VÍDEO: "O transporte público tem um caráter social e ambiental importantíssimo", diz Paulo Burmann
VÍDEO: “Precisamos começar a olhar do bairro para o Centro”, diz Tony Oliveira
VÍDEO: "que as coisas evoluam, sem retrocesso ou ruptura”, diz Rodrigo Decimo
VÍDEO: “Todos esses anos me deram muita maturidade. Acredito em Santa Maria”, diz Valdeci Oliveira
VÍDEO: “Precisamos nos aliar ao conhecimento das nossas universidades”, diz Beto Fantinel
Quer acompanhar o programa completo?
Todos os episódios serão disponibilizados nas plataformas de áudio e também no YouTube. A primeira temporada é com todos os pré-candidatos à prefeitura de Santa Maria (confira a ordem de divulgação abaixo).
Papo De Grandi - Primeira temporada
- 10 de janeiro - Ewerton Falk (ex-PL, hoje no Progressistas) - Não vai mais concorrer
- 17 de janeiro - Paulo Burmann (PDT)
- 24 de janeiro - Tony Oliveira (Podemos)
- 31 de janeiro - Giuseppe Riesgo (Novo)
- 7 de fevereiro - Rodrigo Decimo (ex-União Brasil, hoje no PSDB)
- 14 de fevereiro - Valdeci Oliveira (PT)
- 21 de fevereiro - Beto Fantinel (MDB) - Não vai mais concorrer
Sequência do podcast
- 3 de julho - Roberta Leitão (PL)
- 10 de julho - Moacir Alves (PRD)