na câmara

Cemitério Ecumênico entra na pauta do vereador Tony Oliveira

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: assessoria Tony Oliveira
A depredação dos túmulos e sujeira dos corredores do cemitério são apenas alguns dos problemas que envolvem o local

No lugar do colorido das flores, a sujeira, o matagal e o entulho ganharam protagonismo no maior cemitério da cidade, que tem mais de 9 mil metros quadrados de área.

A depredação do Cemitério Ecumênico de Santa Maria tem sido assunto recorrente ao longo das legislaturas da Câmara de Vereadores.

Agora, quem colocou o tema na pauta foi o vereador, Tony Oliveira (PSL).

Reunião na Câmara tratou sobre funcionamento da UPA

Conforme o parlamentar, ele recebeu diversas reclamações sobre a situação do cemitério, que se agravou ainda mais no ano passado, já que o local fechou as portões em meio à pandemia, pela necessidade do cumprimento de medidas de distanciamento.

Tony esteve no local acompanhado do também vereador Pablo Pacheco (PP), para uma fiscalização em 17 de março.

Na ocasião, funcionários do local impediram a dupla de ingressar, alegando ser uma ordem da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

DESDOBRAMENTO

O fato gerou o registro de um Boletim de Ocorrência (BO) por parte dos vereadores, que se valeram da Lei Orgânica do município para alegar que foram cerceados de acessar ao local.

Também rendeu o desarquivamento do relatório produzido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), ainda da gestão passada, que investigou as condições dos cemitérios administrados pela prefeitura ainda em 2020.

Renda Básica pode ter reforço de R$ 5 milhões em Santa Maria

No dia 5 de abril, desta vez com a autorização da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, o vereador Tony Oliveira retornou ao Cemitério Ecumênico. Conforme o parlamentar, ao percorrer os corredores do local, encontrou problemas como acúmulo de lixo, entulhos, peças furtadas e depredação de túmulos.

- Fiquei cinco horas no local e se ficasse mais, com certeza teria visto mais absurdos, o tamanho do desrespeito que acontece com o maior cemitério da região central, cemitério público de Santa Maria - manifestou o vereador na Sessão Plenária da Câmara no dia 6 de abril.

CONTRAPONTO

Por e-mail, a prefeitura garante que a "manutenção dos quatro cemitérios públicos do município é feita de forma contínua", mas que "devido à grande extensão de área dos cemitérios, principalmente do Ecumênico, a demanda de consertos e limpezas varia entre os períodos de trabalho". O Executivo diz, ainda, que buscará uma solução definitiva para a questão:

- A intenção da prefeitura municipal é, sim, avançar para um processo de licitação a fim de terceirizar o Cemitério Ecumênico. Por enquanto, é estudada uma forma de reorganizar a estrutura interna do local para tornar a licitação viável. A instalação das capelas mortuárias junto ao Ecumênico, que ocorreu em 2020, já é um primeiro passo em busca dessa reorganização estrutural.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Política mobilizada pela fome Anterior

Política mobilizada pela fome

Reunião na Câmara tratou sobre funcionamento da UPA Próximo

Reunião na Câmara tratou sobre funcionamento da UPA

Política