
Foto: Beto Albert
Por conta da situação do Rio Grande do Sul, o expediente da Justiça Eleitoral do Estado precisou ser suspenso. O prazo de paralisação das atividades é até sexta-feira, 10 de maio. Em função disso, a regularização e pendências eleitorais foi estendida por mais 15 dias, até 23 de maio.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Conforme o chefe do Cartório Eleitoral da 135ª Zona Eleitoral, Vinícius Teixeira, a situação poderá ser reavaliada nos próximos dias. O sistema da Sede em Porto Alegre precisou ser desligado, por isso, as zonas eleitorais não têm acesso:
– É muito triste tudo isso que aconteceu no nosso Estado. É completamente inviável que as pessoas estejam pensando em outra coisa que não seja sobrevivência e como sair de uma situação difícil. Isso tudo, juntamente com o fato de que a Sede do Tribunal Regional do Rio Grande do Sul está alagada no momento, nós não temos acesso aos sistemas. Por isso, o expediente da Justiça Eleitoral do RS foi suspenso. Ela é uma situação avaliada todo dia, vamos ter reuniões na tarde desta segunda e se houver condição de abrir os trabalhos antes do dia 10 isso será revisto e comunicado.
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, solicitou a ação que foi deferida pelo Colegiado do Tribunal Superior Eleitoral ocupado pelo Ministro Presidente Alexandre de Moraes.
- Semana começa com sol e calor e terminará com chuva e frio na Região Central
- Sobe para oito o número de linhas de ônibus intermunicipais disponíveis em Santa Maria nesta segunda; saiba quais
- Rio Grande do Sul registra a 83 mortes por conta das enchentes; 111 pessoas estão desaparecidas
Com a possível abertura na próxima segunda (13) o atendimento volta com os seguintes serviços:
- Produção do título de eleitor
- Revisão biométrica
- Transferência do título para outro município
Ainda há um contato de atendimento virtual para todo o RS:
- Contato para atendimento do TRE do Estado – (51) 23121015