Polícia Civil conclui investigações e elucida todos os 55 homicídios de 2023 em Santa Maria

Polícia Civil conclui investigações e elucida todos os 55 homicídios de 2023 em Santa Maria

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Santa Maria concluiu nesta quinta-feira (23) a elucidação de todos os 55 homicídios praticados na cidade em 2023.


De acordo com o delegado Marcelo Mendes Arigony, apenas um caso ainda estava sendo investigado, em que dois jovens, de 19 e 25 anos, que já estão presos desde fevereiro, eram apontados como autores da morte de Jorge Derly Freitas Vaz, 67 anos. A vítima foi morta a tiros por volta da 1h do dia 22 de dezembro na frente de sua casa na Avenida Brasil, na Vila Resistência, no Bairro Pinheiro Machado.


A identificação dos autores se deu após o cumprimento de mandado de busca e apreensão, quando uma arma foi apreendida na casa de um dos suspeitos e encaminhada para ao Instituto-Geral de Perícias (IGP). Exame balístico feito com as munições apreendidas no local do crime apontaram que a arma foi a mesma de onde partiram os projéteis que vitimaram Vaz.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Durante as investigações, a polícia teve acesso a imagens de câmeras de videomonitoramento, que flagraram parte da ação. Pelas imagens, é possível verificar o caminho realizado pelo autor dos disparos.


Para Arigony, a elucidação de todos os crimes é resultado do trabalho da Delegacia de Homicídios, juntamente com a colaboração das outras forças de segurança, especialmente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), da Brigada Militar e do Instituto-Geral de Perícias (IGP), que contribuem para o esclarecimento dos crimes. Além, também, do Ministério Público e do Poder Judiciário, que atendem as representações nos pedidos de busca, apreensão e prisão.


Com a elucidação do último caso em aberto de 2023, o delegado Marcelo Arigony indiciou os jovens e pediu pela manutenção das prisões, alegando a manutenção da ordem pública, pois se trata de execução típica de grupos criminosos. O crime estaria relacionado à tomada da casa onde a vítima morava.


Quanto ao ano de 2024, Santa Maria já contabiliza 34 homicídios, sendo dois por oposição a intervenção policial. Em 15 de fevereiro, um jovem de 19 anos morreu durante troca de tiros com a polícia na Rua Doutor Bozano, no Bairro Bonfim. Em 7 de abril, um homem de 38 anos foi morto após atirar contra policiais na Rua Cinza, na Vila Arco-Íris, no Bairro Noal.


- Este ano a gente teve uma curva crescente de crimes, o que tem demandado bastante trabalho por parte da Delegacia de Homicídios. Mas seguimos trabalhando no firme propósito, procurando chegar ao final do semestre com todos os homicídios esclarecidos e os autores presos - afirma o delegado de Homicídios.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

DetranRS isenta pagamento de vistoria para veículos que perderam placas na enchente Anterior

DetranRS isenta pagamento de vistoria para veículos que perderam placas na enchente

Após três dias desaparecido, flanelinha é localizado por familiares em Santa Maria Próximo

Após três dias desaparecido, flanelinha é localizado por familiares em Santa Maria

Polícia/Segurança