Na manhã desta terça-feira, membros do Comitê pelo Meio Ambiente se reuniram na sede do Diário para tratar sobre as novas frentes de trabalho que começarão a ser aplicadas na próxima semana. Foram definidos os três temas: coleta seletiva, educação ambiental e sacolas plásticas, que unirão grupos de pessoas dispostas a defender os assuntos, em grupos de trabalho.
A coleta seletiva deve ser o tema do próximo do 2º Bate-papo promovido pelo Comitê, marcado para o mês de outubro. A implementação do modelo de coleta seletiva na cidade ainda depende do lançamento da coleta de lixo convencional e conteinerizada, marcado para o próximo mês, e que deve reorganizar o modelo atual. Somente após sua aplicação, é que deve ser lançado o contrato de coleta seletiva, previsto para ter início gradual somente no ano de 2023.
Leia mais sobre meio ambiente:
Das cerca de 2,2 mil pessoas que vivem da reciclagem, apenas 120 pertencem a associaçõesAterro sanitário enterra cerca de 15 mil toneladas de lixo urbano por mêsFeirante de Santa Maria recicla embalagens para vender mudas de plantas
Em reunião, também foi discutida a situação de regularização das cooperativas de reciclagem de Santa Maria, quanto a condição burocrática necessária para que os processos avancem. Ainda, os presentes avaliaram as discussões levantadas a partir do último evento, em que catadores puderam expor suas necessidades e tentativas falhas de regularização.
Um terceiro evento também foi decidido pelo grupo, marcado para o mês de novembro. Estiveram presentes representantes da Câmara de Vereadores, da prefeitura de Santa Maria, da Universidade Franciscana (UFN), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Instituto Federal Farroupilha (IFfar) e do Grupo Diário.