mobilidade

Prefeitura terá reunião com Azul para tratar de voos de Santa Maria para Campinas

Deni Zolin

Foto: Deni Zolin

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Santa Maria, Ewerton Falk, confirmou ontem que a Azul Linhas Aéreas demonstrou interesse inicial e vai estudar a viabilidade de fazer voos diretos de Santa Maria a Campinas (SP). Ficou definido que Falk e o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) devem ter uma reunião com a direção da companhia aérea para tratar de detalhes técnicos e de estudos de demanda. O encontro deve ser em São Paulo, após o Carnaval. Apesar de ainda não ter nada certo, é um avanço nas negociações.

A estimativa de que cerca de 70% dos passageiros que viajam de Santa Maria a Porto Alegre pela Azul acabam tendo com destino São Paulo ou outras capitais é que teria despertado o interesse da Azul. Apesar de que o pedido de Falk era de criar voos diretos daqui a São Paulo, a companhia não tem mais horários disponíveis nos aeroportos da capital paulista. A Azul concentra a maioria dos voos em Campinas. Porém, de lá, há ônibus que leva os passageiros para os aeroportos de São Paulo. Se a Azul aceitar, seriam voos de jato, e não com os turbohélices que fazem linha Santa Maria-Porto Alegre.

Vereador propõe lei que cria programa de combate ao assédio sexual em ônibus de Santa Maria

O pedido da prefeitura inclui também voos de Santa Maria a Florianópolis nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

- Acreditamos que é possível e queremos saber se há viabilidade de ter voos para Campinas. Se não houver, paramos de sonhar - diz Falk.

IMPASSE DA EXPANSÃO DO AEROPORTO

Outra questão importante que precisa ser definida logo é sobre o projeto de ampliação do terminal do aeroporto, para que tenha capacidade aumentada, para 160 passageiros. Isso é fundamental, porque com a capacidade atual, não seria possível receber voos de aviões maiores, como jatos. Os cerca de R$ 8 milhões estão garantidos pelo governo federal, mas falta a liberação da Aeronáutica para que o terminal, que pertence à Força Aérea Brasileira, possa ser ampliado.

Falk quer ir com Pozzobom a Brasília para ter uma resposta definitiva da Aeronáutica, pois, segundo ele, é só isso que falta para fazer a licitação da obra. Falk diz que, mesmo antes da ampliação, haveria a possibilidade de o aeroporto receber voos com jatos, daqui a Campinas, como fase de testes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: conserto de cratera na André Marques atrasa após rompimento de cano da Corsan Anterior

VÍDEO: conserto de cratera na André Marques atrasa após rompimento de cano da Corsan

7 concursos estão com inscrições abertas no Rio Grande do Sul Próximo

7 concursos estão com inscrições abertas no Rio Grande do Sul

Geral