Após passar por um período de reformulação de sua exposição e do espaço sede do acervo, o Museu Municipal de Silveira Martins, conhecido como Museu do Imigrante, foi reaberto para visitação no último dia 12.
Rústica entra em cena no Jesma neste domingo em Santa Maria
O espaço conta com seis ambientes que retratam o cotidiano dos descendentes de imigrantes italianos no início do século 20, e que tinham como principal atividade a produção agrícola e seu processamento. Este processo histórico está representado em seis cenários que mostram a produção na terra, os ofícios, a transformação do produto agrícola em produtos industrializados artesanalmente e a prestação de serviços para o atendimento à comunidade.
Os ambientes retratam a lavoura, os ofícios, a indústria colonial e o cotidiano de uma casa com a representação do quarto, da cozinha e da sala. Outros dois espaços temáticos expõem objetos da Indústria e Exportação de Fumos Guerino e Cervi e da antiga Barbearia Lucca.

AMBIENTES
Além da exposição do acervo permanente, o museu conta com mais dois ambientes que são o Arquivo Histórico, onde se encontram documentos e a reserva técnica do acervo, e que serve para pesquisa da comunidade e estudiosos, e o Espaço de Exposições Galeria Izaguirri, que serve para realização de exposições temporárias de curta e longa duração, sejam com peças do acervo, com obras de artes visuais e plásticas, ou de projetos afins. A Galeria Izaguirri também conta com acervo próprio de obras do artista plástico local Estevão Izaguirri Dal Forno, já falecido, e que em breve estarão em exposição.
MOBILIZAÇÃO
Criado em 2001, por meio de um movimento de cidadãos silveirenses, tornou-se Museu Municipal por meio de lei. O seu acervo é composto por peças doadas pela comunidade e por doadores que não moram no município, mas são descendentes de imigrantes que têm a Quarta Colônia como referência de origem.
– Este ano é decisivo para o museu, pois retomamos a exposição completa do seu acervo, em um espaço amplo e arejado, que tem capacidade para receber visitantes e grupos, além de termos concluído o Plano Museológico para o decênio 2018-2028, que é uma exigência para as instituições museológicas do país – informa o secretário de Cultura e Turismo, Rafael Egidio Ruviaro.
Documentário gravado na África será lançado em Santa Maria neste sábado
No espaço também funciona o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que fornece dados e orientações sobre passeios e serviços turísticos por toda a Quarta Colônia.
A partir de 5 de outubro, o Museu receberá, na Galeria Izaguirri, uma exposição de artistas do Ateliê Marília Chartune, com obras que retratam a paisagem da Quarta Colônia.
*Informações da prefeitura de Silveira Martins