Fotos: Vinicius Becker (Diário)
Integrantes da Casa da Amizade e Francisco Teodorico Portela, da ONG Trabalho Social Solidário, durante a entrega dos brinquedos arrecadados para a campanha de Natal no Bairro Nova Santa Marta.
Mais de 200 brinquedos arrecadados pela campanha “Natal da Esperança com Amor” foram entregues na tarde de quarta-feira (17) à Organização não governamental (ONG) Trabalho Social Solidário, no Bairro Nova Santa Marta, em Santa Maria. A ação foi promovida pela Casa da Amizade e vai beneficiar crianças atendidas pelo projeto social desenvolvido há mais de três décadas na comunidadde.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Os brinquedos foram reunidos ao longo das últimas semanas e tiveram como principal ponto de arrecadação a sede da Casa da Amizade, na Rua Euclídes da Cunha, n° 1781. A entrega oficial ocorreu com o apoio do Banco de Alimentos, responsável pelo transporte das doações até a ONG, onde os presentes ficarão armazenados até a festa de Natal, marcada para este sábado (20).

Festa deve atender mais de mil crianças

O criador da ONG Trabalho Social Solidário, Francisco Teodorico Portela, 64 anos, explica que o Natal organizado pela entidade costuma reunir mais de mil crianças. Segundo ele, a expectativa é repetir ou até superar os números do ano passado.
– Só temos que agradecer. Primeiro a Deus e depois à Casa da Amizade. No ano passado, fizemos o Natal no mesmo local e atendemos mais de mil crianças. Este ano, esperamos novamente mais de mil, talvez mais de 1.020 ou 1.025.
A festa será realizada na Escola Estadual Santa Marta e além da entrega de brinquedos, deve ocorrer uma distribuição de alimentos para as famílias. O cardápio da festividade deve contar com uma torta de três metros, feijoada e outras delícias.
Mais de 30 anos de trabalho

O trabalho desenvolvido por Portela no bairro teve início há 33 anos. Militar reformado, ele conta que tudo começou quando uma família em extrema vulnerabilidade pediu ajuda:
– Cheguei dentro da casa e não tinha nem sal. Dei uma sacola básica, mas vi que tinha muitas outras famílias precisando. A partir dali começamos esse trabalho e nunca mais paramos.
Atualmente, a ONG tem cerca de 300 famílias cadastradas. Todas as quartas-feiras, aproximadamente 100 pessoas são atendidas com a distribuição de sopa, além de doações de roupas, calçados e cobertores. O trabalho se estende ao longo da semana, conforme surgem novas demandas. Sobre a arrecadação dos brinquedos e a expectativa para a entrega às crianças, ele se emociona:
– É muito gratificante. Lava a alma da gente. Ver a felicidade das crianças não tem explicação. Hoje é um dia de muita alegria.
Como ajudar
Quem quiser contribuir com a ONG Trabalho Social Solidário pode entrar em contato pelo telefone (55) 99946-3642. A entidade, que fica na Rua Dep. Júlio Redecker, n° 200, aceita doações de alimentos, roupas, brinquedos e itens de higiene.

Casa da Amizade

A campanha "Natal da Esperança com Amor" é organizada pela Casa da Amizade, entidade com 63 anos de atuação em Santa Maria, formada por voluntárias que desenvolvem ações sociais ao longo de todo o ano. A presidente da instituição, Ana Maria da Cunha, 78, explica que o projeto já faz parte do calendário da entidade.
– Nós sempre fazemos ações no fim do ano. Este ano resolvemos direcionar para o seu Portela, que atende em torno de mil crianças. É uma forma de fortalecer esse trabalho tão bonito que ele faz. A maioria das doação foi das sócias, mas também tivemos apoio da comunidade ao redor e de outras pessoas que colaboraram. No total, arrecadamos mais de 200 brinquedos.
Além da campanha natalina, a Casa da Amizade mantém diversos projetos sociais ao longo do ano. Entre eles, cursos de culinária e artesanato e o projeto “Sonho da Amizade”, realizado em julho, que consiste na distribuição de sonhos recheados, cestas básicas e cobertores a recicladores de materiais.
– São pessoas que tiram material reciclável dos contêineres. A gente entrega alimento, carinho e atenção – explica a presidente.
A Casa da Amizade conta com uma diretoria formada por cerca de 20 voluntárias e está aberta a doações e novos apoiadores. A sede fica na Rua Euclides da Cunha, quase em frente ao Hospital da Brigada Militar. As reuniões ocorrem todas as terças-feiras, a partir das 15h, quando a comunidade também pode buscar orientação ou oferecer ajuda. Para Ana Maria, participar da organização de campanhas como essa é motivo de emoção e gratidão.
– Não tem explicação a felicidade que a gente sente quando entrega os brinquedos e vê a alegria das pessoas. É muito lindo, é maravilhoso.
