Bombardeio israelense mata seis palestinos, incluindo um bebê

Bombardeio israelense mata seis palestinos, incluindo um bebê

Foto: Vinicius Becker (Diário)

Imagem ilustrativa.

O Exército israelense matou seis palestinos, incluindo um bebê, que estavam abrigados em uma escola na Cidade de Gaza na sexta-feira (19), apesar do cessar-fogo estabelecido em outubro. O ataque, segundo o jornal britânico Guardian, eleva para 401 o número de palestinos mortos por Israel desde o início da trégua. Os dados foram publicados no jornal O Globo. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Segundo a Defesa Civil de Gaza, controlada pelo Hamas, tropas israelenses "dispararam por cima da linha de cessar-fogo para a qual se retiraram, matando palestinos e ferindo vários outros". Em, comunicado, o órgão acrescentou que só foi possível recuperar os corpos após coordenação com a ONU, para garantir que os funcionários não fossem atingidos por outro ataque. 


 A linha de cessar-fogo refere-se à área para onde as tropas israelenses recuaram de acordo com os termos do cessar-fogo, indicada por uma longa linha amarela nos mapas e demarcada fisicamente por objetos de concreto amarelo. As tropas israelenses, no entanto, ainda controlam cerca de 53% de Gaza e realizam regularmente ataques aéreos nas áreas que não ocupam. 

Contexto 

Os assassinatos de sexta-feira (20) são os mais recentes em uma série de desafios ao cessar-fogo, agora em seu terceiro mês, que os mediadores estão tentando impulsionar para uma segunda fase. 

A primeira fase previa o fim das hostilidades entre o Hamas e Israel, a retirada das tropas israelenses para a Linha Amarela e o aumento da ajuda humanitária para Gaza, que havia mergulhado na fome no início deste ano devido às restrições à ajuda israelense. A segunda fase do cessar-fogo visa alcançar uma paz permanente em Gaza, mas os mediadores precisam primeiro resolver as divergências entre o Hamas e Israel sobre questões mais espinhosas.


 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jovem sofre tentativa de homicídio em Santa Maria Anterior

Jovem sofre tentativa de homicídio em Santa Maria

Fepam divulga nota de pesar pela morte de servidora e diz que está dando suporte à família Próximo

Fepam divulga nota de pesar pela morte de servidora e diz que está dando suporte à família

Polícia/Segurança