Foto: Mateus Ferreira
A Estrada Eduardo Duarte, localizada no Bairro Tomazetti, região sul de Santa Maria, concentra um trânsito constante de carros leves e alguns mais pesados, como caminhões com carga que cruzam pela via. Porém, de acordo com os moradores da região, apesar de ser uma importante rota de trafego na cidade, a estrada não tem recebido a manutenção adequada nos últimos dias, especialmente após as fortes chuvas, que pioraram a situação. Imagens feitas por uma moradora do bairro e encaminhadas para a reportagem mostram um veículo atolado no barro. Na ocasião, o motorista precisou de auxilio para desatolar o veículo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Nalva Rodrigues de Ávila, auxiliar de escritório, 41 anos, utiliza a estrada diariamente. Ela vive há mais de 40 anos no bairro e relata as dificuldades enfrentadas:
— Eu moro aqui há 40 anos e sempre foi assim. As máquinas da prefeitura vem aqui, arrumam, passa uns dias e estraga tudo de novo. Eu passo aqui todos os dias para ir trabalhar e levar os filhos na escola. Agora, com essas chuvas, teve um carro que atolou e precisou de ajuda para sair. Quem não conseguia cruzar aqui fazia a volta lá em Camobi para conseguir chegar em casa.
A reportagem esteve no local na manhã desta quinta-feira (28) e acompanhou o trabalho que estava sendo executado por uma máquina do Executivo. Contudo, apesar da manutenção feita, o Diário flagrou um carro atolar em um ponto crítico da estrada. O agricultor Sidiomar Garcia, 60 anos, revelou que foi a segunda vez que atolou o veiculo na estrada. Ele relata que estava indo para casa e precisou do apoio de moradores próximos para tirar seu veículo do barro.
O QUE DIZ A PREFEITURA
De acordo com secretário Wagner da Rosa, títular da pasta de Infraestrutura e Serviços Públicos, a pausa na chuva vai possbilitar reparos em trechos da cidade, como a Estrada Eduardo Duarte:
— Nesta quarta-feira que tivemos uma pausa na chuva, uma equipe da secretaria esteve em vários pontos da cidade executando algumas vistorias, entre esses locais fomos na Estrada Eduardo Duarte. A estrada então está com o solo seco e em condições de receber os devidos reparos, com isso, nesta quinta-feira, uma patrola e um rolo foram mandados para executar os devidos reparos. Vale ressaltar que, além da Estrada Eduardo Duarte, estamos com equipes em outros pontos do município com o mesmo trabalho de manutenção.