“Natal é vida”: música clássica e decoração transformam rotina bancária em espetáculo no centro de Santa Maria

“Natal é vida”: música clássica e decoração transformam rotina bancária em espetáculo no centro de Santa Maria

Foto: Vinicius Becker (Diário)

A rotina de pagamentos e transações financeiras na agência do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) localizada na Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria, deu lugar a violinos, piano e canções natalinas na manhã desta quarta-feira (10). A apresentação do “Quarteto D’anima - Serenata Natalina”, formado por músicos de Santa Maria, surpreendeu clientes e pedestres, transformando o saguão dos caixas eletrônicos em um palco de celebração natalina no coração da cidade.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Para entrar no clima, o Banrisul preparou uma decoração especial, composta por duas árvores de Natal, luzes e diversos enfeites. No local, a gerente geral da agência, Rita Assmann, distribuía bombons a quem aguardava atendimento no térreo. 

Foto: Vinicius Becker (Diário)

Por volta das 11h, os músicos iniciaram a performance, apresentando músicas natalinas famosas no formato violino, piano, violão e voz. Foram realizadas apresentações em todos os andares da agência. A reação do público com as músicas e a decoração foi imediata. Clientes pararam nos caixas eletrônicos para filmar, enquanto outros dançavam.O repertório incluiu clássicos como “White Christmas,” “Bate o Sino” e “Jingle Bell Rock”.


A emoção de quem passava

Foto: Vinicius Becker (Diário)

Para quem foi ao banco resolver burocracias, a surpresa alegrou o coração. O comunicador Clédio Callegaro, 64 anos, cliente do banco há décadas, foi ao local para tratar do IPVA e deparou com a apresentação.

– Eu cheguei na hora certa. A gente, às vezes, é tão carente de uma palavra amiga, de um hino, de uma música de louvor. Evidentemente, precisamos desse clima.. Deus não gosta de promessas. Ele prefere os atos – falou Callegaro, emocionado.

A aposentada Sandra Sangoi, 61, também foi tocada pela música. Atenta, ela filmava as apresentações para mostrar para a família.

Foto: Vinicius Becker (Diário)

– Eu ia passando, vi aquela música, me emocionou e eu entrei. É maravilhoso, porque quase não temos esse tipo de espetáculo antes do Natal. Isso já vai nos preparando – relatou.

A professora aposentada Ana Piloto Visoto, 65 anos, que estava passando com uma amiga em frente à agência, resolveu entrar em escutar um pouco de música. 

– Arrepiei-me. Gostaria de ficar ali o tempo todo, mas tem hora marcada.


Parceria cultural

Foto: Vinicius Becker (Diário)

A ação é fruto de uma parceria entre o banco e a Associação Cultural Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Ao Diário, a presidente da associação, Beatriz Isaia, falou sobre o vínculo histórico entre as duas instituições:

A orquestra completa, no ano que vem, 60 anos de existência e o Banrisul é nosso apoiador de bastante tempo. É fantástico vir aqui, a convite deles, com a agência toda decorada. É um presente para o público e também para nós. 

Segundo a gerente geral da agência Rita Assmann, o evento busca conectar a instituição com a comunidade e revitalizar o espírito do Centro. 

Natal é vida, nascimento e renascimento. O Banrisul está há 96 anos em Santa Maria. Daqui a uns dias, vocês verão luzes aqui na frente para revitalizar esse Centro cada vez mais pujante. Teve gente que chorou aqui hoje. E chorar significa se emocionar, que somos humanos. Natal é ser humano de verdade – afirmou a gestora. 

As celebrações no Banrisul do Centro continuam nos próximos dias, com a instalação de novos enfeites natalinos, incluindo luzes na fachada da agência. Os demais andares do prédio também receberam decoração especial, cada um com uma cor diferente. Entre os elementos instalados estão árvores de grande porte, enfeites nos caixas eletrônicos, guirlandas no teto e outros adornos. A agência central do Banrisul, próximo do Calçadão Salvador Isaia e da Praça Saldanha Marinho, está no local há 96 dos 97 anos de existência do banco. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Rian Lacerda

POR

Rian Lacerda

[email protected]

Retrospectiva 2025: Projeto Visite o Diário recebe grupos de todas as idades Anterior

Retrospectiva 2025: Projeto Visite o Diário recebe grupos de todas as idades

Queda nos preços dos alimentos ajuda a conter inflação de novembro, diz IBGE Próximo

Queda nos preços dos alimentos ajuda a conter inflação de novembro, diz IBGE

Geral