Conselho Municipal de Transportes cobra avanço da licitação do transporte coletivo

Conselho Municipal de Transportes cobra avanço da licitação do transporte coletivo

Foto: Mateus Rossato (Diário)

O Conselho Municipal de Transportes de Santa Maria se reúne mais uma vez nesta quinta-feira (11) para tratar da licitação do transporte público. Além do atraso no lançamento do prometido edital para definir as empresas interessadas em operar o sistema, os custos do serviço e a situação financeira do setor também preocupam e estão na pauta. As condições de operação em 2026 também são uma dúvida. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Na manhã desta quinta, antes de entrar para o encontro na sede do Sindicato dos Motoristas e Cobradores (Sitracover), o vice-presidente do Conselho Municipal de Transportes, Rodrigo dos Santos, comentou sobre a expectativa e os encaminhamentos do colegiado:


— Nós estamos na véspera de findar 2025 e não avançamos ainda nessa licitação. Foi lançado um edital, mas ele foi impugnado pelo próprio conselho devido a imensos erros e à pouca participação das demandas apresentadas nas audiências públicas pela comunidade. A volta de horários de ônibus, os madrugadões e algumas linhas retiradas ficaram de fora. 


Dívida de R$ 15 milhões pressiona empresas

A situação financeira das transportadoras também foi tema da reunião. As empresas, representadas pela Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), afirmam que a prefeitura acumula uma dívida de R$ 15 milhões referente ao subsídio tarifário. O valor impacta a operação e dificulta investimentos em melhorias, segundo as empresas.


Conselho deverá cobrar presença do prefeito

Com a presença do secretário de Mobilidade Urbana no encontro, o Conselho pretende obter uma resposta definitiva do município sobre a nova data da licitação e sobre a previsão de pagamento da dívida. Santos adiantou que o colegiado poderá solicitar a participação do prefeito em uma nova reunião ainda este mês:


— Precisamos saber se a licitação sai ou não sai. Estamos no limite do prazo, afirmou.

 

Veja na íntegra 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dança e cidadania: Escola Royale encerra o ano com espetáculo baseado no ECA Anterior

Dança e cidadania: Escola Royale encerra o ano com espetáculo baseado no ECA

Próximo

"Meu filho de 13 anos fez em 20 minutos": novo curso de instrutores para aulas de habilitação gera dúvidas e CFCs ainda vivem incerteza com mudanças na CNH

Geral