Foto: Vinicius Becker
Avenida Evandro Behr sedia a primeira edição da iniciativa neste domingo

Santa Maria sedia, neste domingo (14), a primeira edição da Rua do Lazer, na Avenida Evandro Behr, no Bairro Camobi. A iniciativa integra o recém-criado Programa Municipal Santa Maria em Movimento e é organizada pelas secretarias de Esporte e Lazer e de Segurança e Ordem Pública da prefeitura. Durante o período das 6h às 11h, o trecho entre a Igreja do Amaral e o trevo com a Avenida Roraima será totalmente bloqueado, nos dois sentidos, para uso exclusivo da comunidade em atividades esportivas, culturais e de lazer.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O programa segue modelos já adotados em outras cidades brasileiras. No país, segundo o Instituto Caminhabilidade, as Ruas de Lazer ou Ruas Abertas começaram em São Paulo na década de 1970, com regulamentações posteriores que estruturaram o fechamento de vias aos domingos e feriados, sempre com foco no uso comunitário.
Assim como Santa Maria, outras cidades do Rio Grande do Sul também mantêm iniciativas semelhantes.
Na Capital do Estado, o exemplo mais conhecido é o fechamento da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, próximo à Orla do Guaíba. A interdição para carros permite que a população de Porto Alegre aproveite o espaço para andar de bicicleta, patins, patinete, entre outras atividades de lazer. O bloqueio ocorre nos finais de semana e feriados, em horário estendido, das 6h às 22h. Outros bairros, como Lami e Lomba do Pinheiro, também possuem projetos semelhantes.
Em Pelotas, o projeto é realizado mensalmente em diferentes bairros, em parceria entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a prefeitura do município. O objetivo é transformar ruas em espaços públicos temporários de lazer, com práticas esportivas, atividades culturais e ações de saúde promovidas por projetos de extensão da universidade.
Já em Bento Gonçalves, a prefeitura retomou o projeto Ruas de Lazer em setembro deste ano. A iniciativa conta com apresentações artísticas e espaços com brinquedos para as crianças. O bloqueio ocorre na Avenida Planalto, no Bairro São Bento, das 8h às 18h, a cada domingo.
Santa Maria em Movimento
A edição deste domingo está vinculada ao Programa Municipal Santa Maria em Movimento, instituído pela Lei nº 7.040/2025, sancionada em 11 de setembro. O programa nasceu a partir do projeto de lei nº 9.974, de autoria do vereador Luiz Roberto Meneghetti (Novo), aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores em 2 de setembro. A legislação autoriza o fechamento temporário de vias urbanas, preferencialmente aos domingos, feriados e finais de semana, para incentivar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer, além de promover a mobilidade ativa.
O texto da lei também estabelece critérios técnicos de segurança e acessibilidade para a definição dos trechos, além de permitir parcerias com entidades esportivas, organizações da sociedade civil, empresas privadas e órgãos públicos para apoio logístico, segurança, atividades culturais e esportivas e captação de patrocínio.
A prefeitura ainda poderá regulamentar detalhamentos operacionais por meio de decreto. Para esta primeira edição, o município orienta que a comunidade utilize o espaço respeitando as sinalizações e o bloqueio temporário da via.
Ruas de Lazer
Embora programas de fechamento temporário de vias para atividades comunitárias estejam de volta à pauta local, Santa Maria já possui legislação sobre o tema desde 1993. A Lei Municipal nº 3681/93, de autoria do ex-vereador Pedro Anselmo Santini, foi sancionada em 15 de julho daquele mesmo ano pelo então prefeito José Haidar Farret e instituiu as Ruas de Lazer no município. O texto prevê que ruas classificadas como vias locais podem ser convertidas para uso recreativo mediante solicitação dos moradores organizados em Círculo de Vizinhos.
A lei estabelece que essas ruas podem ser fechadas ao trânsito geral nos dias úteis, a partir das 17h, e durante feriados e finais de semana. Nesses períodos, é permitido o ingresso de moradores e visitantes, com limite de velocidade reduzido para 20 km/h. O regulamento também determina que os próprios moradores promovam atividades de convivência e recreação, além de serem responsáveis pela instalação e retirada da sinalização que interrompe o trânsito.
Mais recentemente, o município oficializou duas Ruas de Lazer. Em 2015, a Travessa Poeta Romário Antunes, no Bairro João Goulart, já havia sido reconhecida como Rua de Lazer. O local é palco de ações comunitárias em datas especiais, como Natal, Dia das Crianças, Carnaval e Páscoa, e são promovidos pela lancheria Xis do Toco.
Em agosto de 2025, o trecho da Rua Coronel Niederauer, entre a Avenida Liberdade e a Rua Ana Neri, tornou-se a “Rua do Lazer do Esquenta”, podendo ser fechada em dias de jogos do Inter-SM mediante solicitação da direção do clube ou do grupo conhecido como “Turma do Esquenta”.
