2023 deve ser um ano de realizações para o Hospital Casa de Saúde em Santa Maria. Desde 1932, ano em que foi inaugurado, o prédio hospitalar localizado no Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro mantém a mesma fachada. A situação deve mudar em breve.
No início de dezembro do ano passado, o Estado, por meio da Secretaria de Saúde, assinou um contrato com a Casa de Saúde, repassando R$ 1 milhão para a revitalização e reestruturação da fachada. Conforme a assessoria da instituição, agora, o hospital aguarda pela assinatura do convênio com o município para efetuar a transferência dos recursos. O processo deve ocorrer ainda em janeiro, possibilitando o início efetivo das obras.
Por enquanto, não há nenhum bloqueio próximo a entrada do hospital, que inclusive serve de estacionamento para diversos veículos. Entretanto, segundo a assessoria, quando as obras começarem, será realizado o isolamento da área. Durante este processo, a Casa de Saúde afirma que nenhum serviço deve ser afetado.
Projeto
A revitalização e reestruturação da fachada do Casa de Saúde é uma demanda antiga especialmente para a Associação Franciscana de Assistência a Saúde (Sefas). A remoção do revestimento externo é uma das primeiras etapas do projeto, elaborado pela Universidade Franciscana (UFN) em 2019. Veja o que prevê a proposta:
Remoção do revestimento externo (1,4 mil metros quadrados), ficando as paredes em osso;
Remoção parcial de beiras, esquadrias, telhas, beiral e calhas;
Execução do reboco externo (1,4 mil metros quadrados), com acabamento em pintura acrílica branca acetinada;
Instalação de esquadrias brancas com vidro;
Na cobertura, substituição das telhas francesas defeituosas, bem como o beiral em madeira substituído por estrutura metálica;
Instalação do sistema de para raio, conforme o PPCI já aprovado;
Calçadas do entorno refeitas em contrapiso de concreto e revestimento de ladrilho hidráulico de duas cores;
Fonte: Tempórea Comunicação de Frente
Leia todas as notícias