Faltam 13 nomes para Eduardo Leite concluir escolha do primeiro escalão do governo

Jaqueline Silveira

Menos de uma semana para a posse, que ocorrerá na manhã de domingo (1), o governador reeleito Eduardo Leite (PSDB) não definiu todos os nomes do primeiro escalão. Treze dos 27 secretários faltam, ainda, ser definidos. O futuro chefe do Piratini negocia com os partidos os espaços. Uma das pastas sem titular é a da Agricultura e Irrigação, mas nos bastidores, o nome já estaria escolhido. É do atual deputado Giovani Feltes (MDB), que ficou de 1º suplente à Câmara Federal nas eleições 2022.

Se confirmada a indicação do ex-secretário da Fazenda de José Ivo Sartori (MDB) para a pasta, o partido do vice-governador eleito, Gabriel Souza (MDB), será contemplado com três secretarias de peso: além da Agricultura, comandará as pastas de Logística e Transportes, com Juvir Costella, e Assistência Social, com Beto Fantinel. Gabriel teria compromisso de valorizar Feltes e o atual deputado estadual Carlos Búrigo, que ficou de suplente no pleito de 2022, em razão do apoio fundamental dado pelos dois emedebistas em meio à crise interna no partido, dividido entre a ala jovem e a velha guarda.

Com a saída dos deputados Juvir e Fantinel para o Piratini, Búrigo já está garantido na Assembleia no ano que vem. Só falta Feltes para Gabriel zerar a conta com os companheiros de MDB.

Equipe já anunciada

Arthur Lemos (PSDB) – Casa Civil

Arita Bergmann – Saúde

Beatriz Araújo – Cultura

Beto Fantinel (MDB) – Assistência Social

Eduardo Cunha – Procuradoria-Geral do Estado (PGE)

Ernani Polo (Progressistas) – Desenvolvimento Econômico

Izabel Matte – Obras Públicas

Juvir Costella (MDB) – Logística e Transportes

Luciano Boeira – Casa Militar

Pricilla Santana – Fazenda

Raquel Teixeira – Educação

Ronaldo Santini (Podemos) – Desenvolvimento Rural

Sandro Caron – Segurança

Tania Moreira – Comunicação

Secretário importado para a Segurança Pública foi a melhor escolha?

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PMs envolvidos em abordagem que matou jovem serão investigados mas seguem em atividade Anterior

PMs envolvidos em abordagem que matou jovem serão investigados mas seguem em atividade

Duas fábricas estão com obras de ampliação no Parque Industrial Próximo

Duas fábricas estão com obras de ampliação no Parque Industrial

Geral