Panifício Mallet está investindo em área de 2 mil metros quadrados com painéis solares para geração de energia. Foto: Divulgação
Além da ampliação da fábrica da Coca-Cola Femsa em Santa Maria, que a coluna havia noticiado recentemente, outras duas fábricas estão com obras de expansão no Parque Industrial e Tecnológico de Santa Maria, o antigo Distrito Industrial. Os valores investidos não foram revelados. No caso da Coca-Cola, está sendo feito um novo pavilhão de 6 mil metros quadrados para ampliar o setor de estocagem e logística, permitindo aumento da produção. A previsão é concluir a obra em julho de 2023. As outras duas empresas com obras são a Agrimec Agroindustrial, que produz implementos agrícolas, e a fábrica de pães e salgados Panifício Mallet.
No caso do grupo Agrimec, que emprega hoje mais de 420 funcionários, os investimentos são feitos com recursos próprios para a reforma gradual de prédios que pertenciam à antiga fábrica de transformadores Polo Electro. Os pavilhões e o terreno foram adquiridos pela Agrimec. Algumas etapas da reforma predial já foram concluídas. Neste momento, falta concluir a instalação da cobertura. Mas cerca de 30% da estrutura já está sendo utilizada pela Agrimec.
Nova distribuidora de combustíveis vai ser instalada em Santa Maria e gerar 50 empregos
O objetivo da compra foi desafogar a produção de sua unidade 1, situada também no Parque Industrial. Para atender a demanda, a Agrimec precisou ampliar a sua área de produção e otimizar seus processos para que os produtos desenvolvidos com tecnologia própria estejam à disposição do mercado em prazos mais curtos. A empresa projeta transferir para este local a linha de rolos agrícolas, bem como fazer uma linha de plantadoras de cana-de-açúcar.
Segundo Odilo Marion, CEO da empresa, a Agrimec entrou em mercados importantes como as culturas de café e cana-de-açúcar, mas que são geograficamente distantes de Santa Maria.
– Nossos prazos levam em conta também o tempo de deslocamento não só de produção. Temos que ser célere para levar esta tecnologia de ponta ao agricultor – reforça Marion.
Agrimec lança nova máquina
A Agrimec vende hoje implementos agrícolas para todas as regiões do Brasil e 31 países, com foco no continente africano, incluindo nações como Nigéria e Moçambique.
Já o Panifício Mallet está investindo na construção de um novo pavilhão para geração de energia para suas filiais. A obra inclui a instalação de mais 2 mil m² de painéis geradores de energia fotovoltaica. Segundo o diretor executivo, Gabriel Machado, estão previstos outros investimentos no decorrer de 2023, alinhados com a estratégia da empresa de crescimento sustentável e geração de empregos.
Gabriel acredita há grande potencial de desenvolvimento para o Parque Industrial e Tecnológico, porém falta cooperação pública:
– Temos uma diretoria associativa engajada e proativa na busca pela evolução e das empresas associadas, não medimos esforços nessa missão, mas seguimos sempre sendo paralisados pela burocracia do poder público que não valoriza e incentiva os esforços realizados.
Atualmente, o Panifício Mallet tem mais de 250 funcionários.