Conforme a assessoria da SES, a secretária estadual da saúde, Arita Bergmann, virá ao município para participar do ato, que está marcado para às 17h, no auditório do Hospital Casa de Saúde. Ao lado da presidente da Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas), Irmã Liliane Pereira, a gestora da pasta deve assinar a liberação de recursos do programa Avançar na Saúde, no valor de R$ 1 milhão, para a reestruturação e revitalização da fachada da instituição hospitalar.
Em abril deste ano, quando o hospital completou 90 anos, a secretária de saúde anunciou o investimento, mas sem dar informações sobre como seria feita a contratualização do recurso.
Projeto
O repasse é uma demanda antiga, já que a fachada original foi inaugurada em 1932 e, desde então, não passou por processo de restauração. Em 2019, o curso de Arquitetura da Universidade Franciscana (UFN) elaborou um projeto para a Sefas, orçado em quase R$ 1,2 milhão.
O proposta prevê a:
Remoção do revestimento externo (1,4 mil metros quadrados), ficando as paredes em osso;
Remoção parcial de beiras, esquadrias, telhas, beiral e calhas;
Execução do reboco externo (1,4 mil metros quadrados), com acabamento em pintura acrílica branca acetinada;
Instalação de esquadrias brancas com vidro;
Na cobertura, substituição das telhas francesas defeituosas, bem como o beiral em madeira substituído por estrutura metálica;
Instalação do sistema de para raio, conforme o PPCI já aprovado;
Calçadas do entorno refeitas em contrapiso de concreto e revestimento de ladrilho hidráulico de duas cores;
Fonte: Tempórea Comunicação de Frente
Foto: Eduardo Ramos (arquivo/Diário)
Arianne Lima – [email protected]
Leia todas as notícias