Leandro
O quão longe a paixão pela música pode levar uma banda? A SoulBirds, banda santa-mariense, está de malas prontas para realizar 10 shows em Liverpool, no Festival International Beatle Week, que ocorre nos dias 24 a 31 de agosto. Neste ano, eles foram a única banda do Sul do Brasil selecionada para tocar no mesmo palco em que os Beatles começaram a carreira.
Foto: Nathália Scheneider
Foto: Nathália Scheneider
O duo que virou banda
A SoulBirds é formada atualmente por Laura Christmann (vocal), Diego De Grandi (vocal e guitarra), Danilo Grow (vocal e baixo) e Fernando Carvalho (bateria), mas nem sempre o grupo teve essa configuração. Em 2019, quando surgiu a ideia de fazer um som, Laura e Diego começaram como um duo. Quem fez o convite foi a vocalista:– Há muito tempo queria formar um projeto que desse certo e eu mandei uma mensagem para o Diego na época no Facebook, acho. Ele topou e a gente se conheceu ao vivo fazendo um som no Caixa de Sons (estúdio), que é literalmente o berçário onde tudo começou. Encontrei no Diego um apoio para fazer acontecer – conta Laura.
Leia também:
No fim de semana de Dia dos Pais, Carmo Dalla Vecchia fala a respeito da paternidade, da família e revela por que ocupou seu lugar de fala como LGBT+Cassiano Cavalheiro: Txai Rap e Blvck Mob, de Santa Maria, vão tocar no mesmo festival que Racionais, Matuê e MV BillMuseu de ufologia de Itaara realiza exposição especial sobre lendas urbanas
O duo chegou a participar do Festival, mas de forma remota, em 2020. No ano seguinte, a parceria cresceu e a SoulBirds virou uma banda com dois novos membros: Fernando e Danilo. A característica que todos os membros têm em comum é uma paixão imensurável pelos Beatles, como a do baterista, que tem até a logo dos Beatles tatuada na pele e relembra com carinho de escutar os garotos de Liverpool junto com a mãe, desde a infância. Outro fato unânime entre o grupo sobre a participação no festival é: a ficha ainda não caiu.– Pra mim, só vai cair a ficha na hora que eu sentar na bateria do The Cavern, fazer a primeira contagem e a gente começar a fazer nosso primeiro show lá. Aí vai cair a ficha do tamanho que é isso. Para quem é fã de The Beatles mesmo, creio que não existe nada maior do que ir tocar lá no The Cavern – explica Fernando.
Foto: Nathália Schneider
Foto: Nathália Schneider
Os dois setlists e a viagem para Liverpool
A carreira dos Beatles é tão extensa que tem músicas para todos os gostos. Laura gosta muito das faixas orquestradas, já Danilo, se considera eclético e gosta do som experimental. Por esses motivos, a escolha do set que vai ser tocado nos shows foi uma aventura.– A gente preparou dois setlists, e a música que não pode faltar lá é Come Together, venham com a gente! E o povo de Santa Maria sempre vai com a gente no nosso coração – comenta Diego.O grupo vai realizar 10 apresentações em quatro palcos diferentes, entre eles o local onde os Beatles começaram a carreira, The Cavern Club. Além deles, bandas como Queen, Oasis, Travis, Rolling Stones, e o próprio Paul McCartney em carreira solo, já tocaram lá.
– É um sonho. Na minha cabeça sempre pensei que iria como o turista, conhecer os lugares onde os Beatles gravaram, moraram, enfim… Saber que estou indo tocar onde eles tocaram, na terra dos caras, não tem palavras para descrever – relata Danilo.
A SoulBirds é uma das oito bandas brasileiras que vão se apresentar em Liverpool. Além do grupo santa-mariense, bandas vindas de locais como Japão, Estados Unidos, Suíça, Argentina e outros países também vão participar do Festival.
Leia todas as notícias