Após atraso salarial, transporte coletivo tem greve em Caxias do Sul

Deni Zolin

Após atraso salarial, transporte coletivo tem greve em Caxias do Sul

Em Caxias do Sul, funcionários da única empresa de transporte coletivo, a Visate, entraram em greve nesta terça-feira (8) porque só haviam recebido o pagamento de 30% dos salários. Em reunião com o Ministério Público do Trabalho, a empresa se comprometeu a pagar mais 30% do valor ontem e, o restante, nesta quarta-feira. Para isso, contará com R$ 6,3 milhões que a prefeitura recebeu este ano do governo federal para bancar as gratuidades de idosos.

Mesmo assim, a categoria decidiu manter a greve. As tratativas eram para manter pelo menos 50% dos ônibus circulando ontem.

Segundo fontes do setor, a Visate faz parte de um dos maiores grupos de empresas de ônibus do Estado, mas estaria com dificuldades porque teve de pegar empréstimos elevados para comprar novos ônibus exigidos na licitação feita pela prefeitura de Caxias do Sul em 2021.

Nesse caso, se ela atrasar o pagamento dos financiamentos, pode correr o risco de ter de devolver os veículos, que são necessários para prestar o serviço.Esse é só mais um exemplo de que a licitação do transporte coletivo de Santa Maria, que deve ser lançada no início de 2023, precisa ser muito bem alinhavada, para não criar problemas no futuro.

É importante fazer exigências de melhorias no transporte, mas, por outro lado, é preciso ter responsabilidade para não inviabilizar a prestação do serviço.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prognóstico indica risco de chuva abaixo do normal até janeiro na Região Sul Anterior

Prognóstico indica risco de chuva abaixo do normal até janeiro na Região Sul

Posse do presidente eleito ocorre em ainda 1º de janeiro Próximo

Posse do presidente eleito ocorre em ainda 1º de janeiro

Geral