Santa Maria

Comércio reabre sábado, com uso obrigatório de máscaras e horário restrito

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Pedro Piegas (Diário)/ Comércio abrirá das 9h às 17h, com normas rigorosas de higiene e segurança

Em uma live transmitida pela sua página no Facebook (veja o vídeo abaixo), o prefeito Jorge Pozzobom anunciou as novas medidas de segurança para a retomada gradual das atividades econômicas em Santa Maria. Ao lado da infectologista Jane Costa e da empresária Marli Rigo, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, o chefe do Executivo divulgou o novo decreto, que estabelece as regras de segurança a serem adotadas para que a retomada do comércio seja possível. O novo decreto passa a valer a partir deste sábado e estará em vigor até o dia 30 de abril. O documento está disponível aqui.

Equipamentos de combate ao coronavírus chegam de avião em Santa Maria

- Todas as medidas foram decisões colegiadas, ouvindo as entidades empresariais, mas também os trabalhadores. O que a gente está tratando não é brincadeira. Estamos falando de um inimigo invisível, que mata. E esse é um ponto de equilíbrio que estamos buscando. Se hoje a gente está colhendo números positivos, é graças a primeira parte das medidas de contenção e restrições que nós tivemos. Santa Maria tinha uma deficiência de leitos e não tinha como nós tratarmos da retomada de algumas atividades econômicas sem isso. Preparamos a rede, com leitos do Husm e do Hospital Regional, que estarão à disposição na semana que vem. Nós nos preparamos e temos uma certa tranquilidade na questão dos leitos, que são extremamente importante - contextualizou antes de apresentar as novas medidas.

Maioria dos casos confirmados de coronavírus em Santa Maria tem entre 20 e 39 anos

De acordo com Pozzobom, o novo decreto estabelece, agora, a obrigatoriedade do uso de máscaras na rua. O comércio abrirá das 9h às 17h, com normas rigorosas de higiene e ventilação. Shoppings terão horários restritos, sendo que as áreas em comum serão isoladas e os visitantes terão a temperatura medida antes de entrar no local. Academias, salões de beleza e barbearias também poderão voltar a abrir. Templos religiosos também poderão voltar a funcionar. O decreto conta com 15 páginas, 33 artigos e 19 seções.

- Nosso desafio agora é o mais importante. Hoje estamos entrando numa nova fase, que pra mim é a mais importante que tem daqui para frente: a fase da corresponsabilizabilidade. É um novo decreto, que foi construído a várias mãos e feito com normas rígidas de segurança com base na orientação dos médicos. A gente recomendou o uso das máscaras até agora, mas a partir do decreto vamos tornar obrigatório o uso. Quem não tiver usando, não vai entrar. Se o proprietário do estabelecimento permitir, vai ser multado - disse Pozzobom. 

Para a infectologista Jane Costa, as medidas de distanciamento social adotadas até o momento permitiram que os gestores da saúde organizassem o serviço para atendimento de casos da doença na cidade: 

- Quando nós começamos a observar a ocorrência do vírus, nós nos deparamos com a nossa triste realidade, em que 80% da nossa população é dependente do SUS e 20% do privado. Nós tínhamos zero leitos do sistema público para o atendimento das vítimas da pandemia. Naquele momento, isso foi importante para evitar que a infecção se instalasse e que a espiral de crescimento da infecção acontecesse de uma forma muito abrupta, porque não estávamos preparados para atender aquelas pessoas.Nós fizemos distanciamento social e a comunidade concordou conosco e se preservou. Enquanto isso, nós conseguimos organizar o nosso serviço de saúde. Nós vamos conversar novamente na medida em que nossos leitos forem sendo ocupados. Quando batermos no 50% da nossa capacidade de leitos, talvez a gente tenha que mudar de novo, isso é dinâmico. Mas nós nos preparamos e isso está nos permitindo entrar numa nova fase, de reabertura com consciência e com responsabilidade.

A presidente da CDL, Marli Rigo, pediu responsabilidade aos lojistas nessa nova etapa: 

-  Eu tenho muito orgulho da nossa classe, que mesmo com o caos da pandemia, mesmo no sofrimento, os lojistas aceitaram fecharam as suas empresas. Assim, com esse novo decreto, a população vai entender que com todos os cuidados é possível sair do isolamento e voltar a circular com responsabilidade, fazendo o uso da máscara. É muito importante que cada empresário cuide do seu cliente, da sua equipe, do seu ambiente de trabalho, com todo o kit de higienização disponível na entrada da porta e com a higienização nos ambientes de superfície. Unidos vamos retomar o comércio da nossa cidade, que sempre foi próspero. Convoco todos os lojistas a reabrirem com todos os cuidados. 

De acordo com o prefeito, as aulas da rede municipal seguem suspensas até o dia 30 de abril. Para fiscalizar se os estabelecimentos estão cumprindo as normas exigidas de segurança e higiene, 10 equipes da prefeitura estarão na rua, já a partir de sábado, atuando das 8h às 23h. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

'Tudo que adquiri em Santa Maria foi atuando no comércio. De repositor de prateleiras a gerente', diz funcionário Anterior

'Tudo que adquiri em Santa Maria foi atuando no comércio. De repositor de prateleiras a gerente', diz funcionário

Comércio de Santa Maria deve reabrir a partir de sábado com regras rigorosas de segurança Próximo

Comércio de Santa Maria deve reabrir a partir de sábado com regras rigorosas de segurança

Economia