Coronavírus

Comércio de Santa Maria deve reabrir a partir de sábado com regras rigorosas de segurança

18.306

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Renan Mattos (Diário)

A prefeitura de Santa Maria vai divulgar, nesta sexta-feira, um novo decreto em que deve permitir a reabertura das empresas da cidade a partir deste sábado. O Executivo fala que "regras rigorosas de segurança devem pautar eventual retomada no próximo sábado". Porém, não adiantou horários nem que regras são essas e para que tipo de empresas valerão. 

De 4,1 mil gaúchos testados, só 2 deram positivo para coronavírus 

A prefeitura diz que concluiu a primeira minuta ainda na terça, acolhendo sugestões das entidades e dialogando com especialistas. Agora com o decreto do Estado, está sendo finalizado e deve ser divulgado nesta sexta o decreto municipal com as regras específicas para Santa Maria. O Executivo alega que a retomada precisa ser com segurança e cita que o decreto é complexo e amplo, devendo estabelecer faixas de horários distintas para atividades, regras para transporte coletivo e até mesmo prazo de licenças de obras e ambientais. Sugestões estão sendo consideradas e avaliadas, sobretudo a pertinência, não se quer criar regras inexequíveis, diz a prefeitura.

- Responsabilidade nas decisões, segurança técnica e diálogo são fundamentais. Estamos tratando de vidas, fomos pioneiros em várias medidas como sanitização, regras firmes, da mesma forma, a retomada será com segura e com vistas a proteger as pessoas, temos responsabilidade com 300 mil pessoas. Com consumidores e funcionários - diz o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, lembrando que a prefeitura está compatibilizando o aval das autoridades médicas e sanitárias e contemplando os anseios da economia, mas com segurança e firmeza. 

Além disso, desde a última segunda-feira, a prefeitura apertou as regras de fiscalização, com 10 equipes diárias, o que deve ser mantido.

Reabertura não significa retomada econômica 
Em meio à pandemia do coronavírus e o aumento expressivo de casos em todo o país, a reabertura parcial do comércio na cidade não é garantia de que o consumidor retorne às ruas e volte a consumir. A retomada econômica, assim como o fim das medidas restritivas para a circulação de pessoas, deverá ser lenta e repensada a cada ação. Tudo para diminuir possíveis danos causados pela retomada das atividades.

- O simples fato da reabertura não é a solução dos problemas, mas é uma das etapas desta retomada. Uma coisa é abrir, a outra é ter o público consumidor. Precisamos ter um reaquecimento da economia e reabrir é a primeira parte de um processo longo - afirma o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Luiz Fernando Pacheco.

Ele ainda destaca a necessidade de as lojas seguirem as orientações que serão dadas pela prefeitura por meio de decreto. Segundo Pacheco, as lojas podem ser reabertas sem prejudicar os cuidados com prevenção e higiene:

- Diante do quadro de milhares de novos desempregados que Santa Maria já tem nesse período de um mês, acredito que não são coisas excludentes o comércio abrir e ao mesmo tempo se cuidar. Mesmo as lojas abertas, de forma gradual, podem ser adotadas diversas medidas de proteção, segurança e controle. Reabrindo aos poucos, a prefeitura está tomando a atitude correta. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Comércio reabre sábado, com uso obrigatório de máscaras e horário restrito

Próximo

aaa

Economia