Homenagens aos voluntários e às vítimas das enchentes marcam o desfile de 7 de setembro em Santa Maria

Homenagens aos voluntários e às vítimas das enchentes marcam o desfile de 7 de setembro em Santa Maria

Fotos: Beto Albert (Diário)

68 dias foi o período em que a terapeuta Joziele da Silva, 36 anos, passou coordenando a equipe de voluntários no Centro Desportivo Municipal (CDM) de Santa Maria. O objetivo era agilizar itens de maior necessidade, para que os afetados pelas enchentes tenham melhor assistência, em menor tempo. Neste 7 de Setembro, Dia da Independência, sob as salvas de palmas do público na Avenida Medianeira, o sentimento de Joziele foi de dever cumprido. 


– Largamos nossas famílias, tudo que a gente tinha, para estarmos juntos com eles e reconstruir o Rio Grande do Sul. Dever comprido com toda a nossa população – declarou Joziele. 


​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A terapeuta Joziele da Silva, 36 anos, que coordenou a equipe de voluntários durante as chuvas na cidade foi prestigiar o desfile

Ela era uma das pessoas que carregaram a grande bandeira do Rio Grande do Sul pela Avenida Medianeira, na manhã deste sábado, durante o Desfile da Pátria de Santa Maria. As cores verde, vermelha e amarela estavam nas mãos daqueles que sustentaram o Estado em meio ao maior evento climático já visto no território. 

Em seguida, a extensa multidão pode reverenciar outros grupos, entidades, empresas e militares que fizeram parte da força tarefa em suas dimensões.

 

Diário transmitiu o desfile em imagens. Acompanhe pelo YouTube.


A inquietação das crianças 

Quem aprende muito nesse momento são as crianças. Além do grande público adulto de ponta a ponta da avenida, os pequenos se destacaram tanto na representação quanto na plateia. 

Sentados de frente para o desfile, Aurora Godoy, de 6 anos, prestava muito atenção. Ela e o pai, o servidor público Athos Menezes Godoy, 37 anos, foram prestigiar o desfile cívico-militar. 

Aurora e Athos.

– É um momento único para resgatar alguns princípios. Depois dessa desgraça (enchentes), o desfile é importante para trazermos o sentimento de novo, um pertencimento ao Estado, e as pessoas unidas, todas juntas – relembra Menezes. 


As lágrimas de saudade 

Na multidão, pessoas perguntando sobre o motivo da emoção entre os integrantes que desfilavam pela Escola Estadual de Ensino Médio Walter Jobim, localizada no Bairro Itararé. Os olhos vermelhos eram de saudade. 

Faixa em homenagem a Emily.

Além de comemorar os 50 anos de história, a comunidade estava desfilando, também, para homenagear a aluna Emily Ulguin da Rocha, 17 anos, uma das vítimas fatais das enchentes de abril e maio. Em mãos, duas estudantes levavam um cartaz com foto de Emily. A adolescente e sua mãe, Liane Ulguin da Rocha, 45 anos, morreram no deslizamento de terra na Rua Canário, no Bairro Itararé.


Por volta das 10h, representantes das Forças Armadas e de órgãos de segurança do município se apresentaram para o público na Avenida Medianeira.


  • Tema nacional – Centenário da União dos Escoteiros do Brasil
  • Tema estadual – 40 anos do Batalhão Suez e sua participação na primeira e mais longa missão de Paz da ONU
  • Tema local – Voluntariado, com o slogan ‘Santa Maria: superando desafios através da união’
  • Destaques locais – Liana Cassol Comassetto, professor Livio Imberê da Jornada Pereira e professora Lenira Motta Soares
  • Homenageados institucionais – 80 anos do 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB), 60 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), 95 anos da Polícia Rodoviária Federal, Centenário das instalações do Regimento Mallet, 85 anos de fundação do grupo Escoteiro Henrique Dias, 80 anos do Parque Regional Manutenção 3, 40 anos do Grupo de Folclore Germânico Immer Lustig e 60 anos do Grupo Escoteiro Melvin Jones
  • Homenageados in memoriam – Soldado Marcelo Rodrigues Centeno e o guarda municipal Natalin Pedroso
  • Escolas municipais homenageadas – 70 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Aracy Barreto Sacchis, 90 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Hylda Vasconcellos, 60 anos da EMEF Perpétuo Socorro e 40 anos da EMEI Vila Vitória
  • Escolas estaduais homenageadas – 70 anos da Escola Estadual Manoel Ribas (2023) e 50 anos da Escola Estadual de Ensino Médio Walter Jobim (2023) 


No fim da manhã, a extinção do Fogo Simbólico marcou o encerramento da Semana da Pátria 2024. 


Leia mais:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Bibiana Pinheiro

POR

Bibiana Pinheiro

bibiana.pinheiro@diariosm.com.br

Semana terá grande oscilação nas temperaturas, com máxima de 35°C e presença da fumaça no céu de Santa Maria Anterior

Semana terá grande oscilação nas temperaturas, com máxima de 35°C e presença da fumaça no céu de Santa Maria

Acompanhe a transmissão do desfile de 7 de setembro em Santa Maria Próximo

Acompanhe a transmissão do desfile de 7 de setembro em Santa Maria

Geral