Eleição em São Francisco de Assis terá dois candidatos a prefeito; Secretário fala sobre decisão de não concorrer

Dois candidatos irão disputar a eleição suplementar em São Francisco de Assis marcada para o dia 28 de abril. Os eleitores terão de escolher um novo comandante da cidade devido à cassação pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do prefeito Paulo Renato Cortelini (MDB), do vice, Jeremias Izaguirre de Oliveira (PDT), e do presidente do Legislativo, Vasco Henrique Asambuja de Carvalho (MDB). 



Atualmente, o prefeito em exercício é o vereador Miguel Lamberty (MDB), presidente da Câmara.

 
Jeremias e Vasco foram condenados por abuso de poder político e econômico e por suposta compra de votos. Ambos ficaram inelegíveis por oito anos. 


 Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Já Cortelini continua apto a concorrer, uma vez que ele não foi condenado e somente cassado pelo fato de fazer parte da chapa com o vice-prefeito. Tanto que ele é um dos candidatos para a disputa do dia 28 de abril e, caso vença o pleito, concluirá o próprio mandato. O vice dele é Antonio Ebertom Luiz dos Santos (MDB).

 

O outro candidato também é ex-prefeito da cidade: Adelmar Antonio Dal Rosso (Progressistas). O companheiro de chapa também é ex-chefe do Executivo de São Francisco de Assis: Ernani Cruz (Progressistas).


Os registros das duas candidaturas estão em análise pela Justiça Eleitoral. 



O vencedor da eleição ficará no cargo de maio até 31 de dezembro de 2024. Isso porque os eleitores voltam às urnas em 6 de outubro para escolha do prefeito para os próximos quatro anos.


Desistência ligada à licitação do transporte público

Dado como nome certo na nominata do PSDB à Câmara de Vereadores, o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, desistiu de concorrer. O motivo, segundo ele, é seu “compromisso” com o lançamento do edital do transporte público. “Minha preocupação e meu compromisso técnico é fazer essa entrega”, afirmou Ponsi.


A caminho de reformulado partido local, vereador do MDB é convidado a procurar outra sigla


Sobre a licitação, ele disse que a prefeitura pretende concluir logo sua parte na elaboração e que o processo está em fase final. Mas o secretário não dá prazo para o lançamento do edital, já que terá de passar pela análise novamente do Tribunal de Contas do Estado e pela realização de audiências públicas.


“Fui desrespeitado e desonrado”, diz Ewerton Falk, ex-pré-candidato a prefeito do PL

​ A prorrogação do contrato do transporte público vence no final de abril.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após duas eleições como vice, MDB lança Beto Fantinel à prefeitura de Santa Maria Anterior

Após duas eleições como vice, MDB lança Beto Fantinel à prefeitura de Santa Maria

Novos salários: futuro prefeito de Santa Maria deve receber quase R$ 40 mil; vice e vereadores também terão reajustes Próximo

Novos salários: futuro prefeito de Santa Maria deve receber quase R$ 40 mil; vice e vereadores também terão reajustes

Jaqueline Silveira