Cotas em concursos podem ser prorrogadas; Reconhecimento a Brenner e ex-BBB no Piratini

Por 16 votos a 10, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei que prorroga por 10 anos a política de cotas raciais para concursos públicos e processos seletivos para a gestão pública federal – direta e indireta, incluindo fundações públicas e autarquias.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

A proposta, segundo a Agência Brasil, também aumenta o percentual atual de 20% para 30% o total das vagas reservadas para cotas raciais, incluindo ainda os grupos dos indígenas e quilombolas. Hoje, as cotas para concursos alcançam somente a população negra, que inclui pretos e pardos. A legislação em vigor, que é de 2014, vence em junho.

 
O projeto deve passar por uma votação suplementar na CCJ do Senado, ainda sem data marcada. Como tem caráter terminativo, se novamente aprovada, a proposta segue direto para Câmara dos Deputados, sem precisar passar pelo plenário do Senado.

 
A votação gerou um embate entre governo, que é a favor, e oposição, que defende cotas só para a população de baixa renda.


Vice-campeão do BBB visita e canta com governador

Governador Eduardo Leite, junto com seu companheiro, Thalis, recebeu Matteus, do BBB Foto: Gustavo Mansur (Pala´cio Piratini)


O segundo colocado na 24ª edição do Big Brother Brasil, o gaúcho de Alegrete Matteus Amaral, visitou o Palácio Piratini, nesta quarta-feira. Ele foi recebido pelo governador Eduardo Leite (PSDB) e pelo seu companheiro, Thalis Bolzan.

 
“Bah! Que honra receber o Matteus Amaral aqui no Palácio Piratini. Parabéns por compartilhar com tanta gente a nossa cultura e nossos valores”, escreveu o governador, junto com as imagens, em sua rede social.


E durante a visita rolou até uma cantoria entre Leite e Matteus do clássico “Canto Alegretense”, que ecoou em rede nacional durante o BBB pelo participante gaúcho. Recentemente, Leite já havia cantado a música na confraternização realizada durante o encontro de governadores das regiões Sul e Sudeste em Porto Alegre.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Jaqueline Silveira

POR

Jaqueline Silveira

[email protected]

O nome do governo Pozzobom para a Saúde, a homenagem a Brenner e a renúncia de um vereador Anterior

O nome do governo Pozzobom para a Saúde, a homenagem a Brenner e a renúncia de um vereador

Jogo duro para o Piratini na Assembleia com o projeto do ICMS Próximo

Jogo duro para o Piratini na Assembleia com o projeto do ICMS

Jaqueline Silveira