Corsan instala mais dois reservatórios de água potável para a população de Santa Maria; confira os locais

*Colaborou Tayline Manganeli e Maria Júlia Corrêa

Corsan instala mais dois reservatórios de água potável para a população de Santa Maria; confira os locais

Foto: Corsan (Divulgação)

Dois reservatórios de água potável estão sendo instalados pela Corsan na manhã desta quinta-feira (9), em Santa Maria. Além destes, outros três pontos já disponibilizam água para a população desde a quarta-feira (8). Conforme atualização da companhia, o abastecimento da cidade está em 82%. 


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Um dos reservatório foi instalado no Monte Betel, na Nova Santa Marta, e outro, na Quadra 36, no Bairro Tancredo Neves. Cada caixa de água tem capacidade para cinco mil litros. Os reservatórios têm uma torneira em que as pessoas poderão pegar água e levar para suas casas.


Outros três pontos estão instalados no Boi Morto e na Lorenzi, além do distrito de Arroio Grande. Conforme a Corsan, os locais foram escolhidos porque ficam em regiões altas, onde há mais dificuldade de abastecimento devido à pressão. 


Pontos de abastecimento: 

  • Monte Betel, Nova Santa Marta 
  • Quadra 36, Tancredo Neves
  • Paróquia São Pedro, distrito de Arroio Grande
  • Estrada Antônio Ovídio Severo, Lorenzi
  • Rua Rádio Guarathan, Boi Morto


Abastecimento de água segue em 82% em Santa Maria

A Corsan informou que segue em 82% o abastecimento de água em Santa Maria nesta quinta-feira (9).  O percentual foi alcançado na terça-feira (7). O aumento em relação aos dias anteriores foi possível por conta da instalação de bombas emergenciais que trabalham submersas para bombear a água do Rio Ibicuí até a estação de tratamento, sem depender da tubulação que foi rompida.

Em nota, a Corsan disse que equipes continuam o trabalho de conserto das tubulações rompidas na última semana, com as chuvas que afetaram a região. O abastecimento será normalizado em toda a cidade quando o conserto das três adutoras for finalizado.

"A equipe só conseguiu acesso ao local dos rompimentos da rede na segunda-feira, 6, pois, devido à enchente, a área estava inacessível. O conserto de uma das adutoras está em fase final e nesta quinta-feira, deve iniciar a fase de testes, que irá verificar se não há mais rompimentos ao longo da rede nem obstrução nos tubos", afirmou em nota, a Corsan.

Enquanto o abastecimento não é total, a Corsan utiliza caminhões-pipas para atender locais prioritários. Hospitais, clínicas, condomínios e o comércio recebem água de 11 caminhões. Comunidades que não têm reservatório podem solicitar o abastecimento dos veículos. Nesta quinta, segundo a companhia, serão abastecidas a Rua Deputado Nelson Marchezan, 150, no Bairro Nova Santa Marta, e o Cras Norte, no Bairro Carolina.

Segundo o superintendente da Corsan Região Centro, João Corim, o percentual divulgado diariamente pela empresa representa a quantidade de água que está sendo tratada na estação. Além disso, a Corsan monitora a possibilidade de chuva prevista para esta quarta:

– Se não alagar todo o leito do rio ou não causar riscos à segurança, nós vamos continuar trabalhando. Porém, se chegar a um volume exagerado, como ocorreu na semana passada, aí é uma questão que não temos controle e não é possível prever.


Como solicitar abastecimento

Para solicitar o abastecimento por caminhão-pipa, os consimidores devem utilizar os canais digitais da Corsan: 

  • app Corsan, disponível na Apple Store ou Google Play
  • através do site, na Unidade de Atendimento Virtual
  • ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cavalo é resgatado após passar dias ilhado em cima de telhado em Canoas Anterior

Cavalo é resgatado após passar dias ilhado em cima de telhado em Canoas

Grupo do curso de Design de Moda da UFN faz confecção de peças íntimas para doar aos desabrigados das enchentes; veja como ajudar Próximo

Grupo do curso de Design de Moda da UFN faz confecção de peças íntimas para doar aos desabrigados das enchentes; veja como ajudar

Geral