Deputado Zanchin assume o MDB gaúcho; E PL de Santa Maria anuncia pré-candidatura própria

Deputado Zanchin assume o MDB gaúcho; E PL de Santa Maria anuncia pré-candidatura própria

Foto: Joel Vargas (Divulgação)

O deputado Vilmar Zanchin (à dir.), ao lado do vice-governador Gabriel Souza, foi eleito novo presidente, sábado, recebendo

Único nome para a direção, o deputado estadual Vilmar Zanchin foi eleito novo presidente estadual do MDB gaúcho em convenção realizada, sábado, em Porto Alegre. O ex-presidente da Assembleia Legislativa recebeu 390 votos. Ainda tiveram cinco votos contrários e dois brancos. 


 Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Ele assume no lugar do presidente Fábio Branco, que concorrerá à reeleição de prefeito em Rio Grande, na Zona Sul.


Comandante da legenda para a gestão 2024 a 2026, Zanchin tem a missão de conduzir o partido nas eleições municipais e também de pacificar o MDB depois do racha interno ocorrido em 2022, quando um grupo, entre eles o prefeito da Capital, Sebastião Melo, o ex-senador Pedro Simon e o ex-prefeito Cezar Schirmer, não concordou com a coligação com o PSDB de Eduardo Leite. No sábado, foi o primeiro encontro de todos emedebistas.


Confira as reviravoltas e como está o cenário eleitoral em Santa Maria 


“É um partido democrático, que respeita todas as vertentes de pensamento e nos oferece oportunidades”, afirmou Zanchin. Já sobre o governo do Estado, o deputado disse que o MDB tem responsabilidade na gestão, uma vez que tem o vice-governador Gabriel Souza.


A caminho de reformulado partido local, vereador do MDB é convidado a procurar outra sigla


 “Somos parte da administração, mas como partido seguiremos firmes nas nossas posições e opiniões, faremos a crítica construtiva quando necessário e não iremos faltar com a nossa base”, acrescentou. Ao final, ele fez um apelo aos companheiros: “Conclamo um pacto a favor do MDB”.


“Essa nota é uma aberração”, afirma Tubias, sobre decisão do MDB

Já Gabriel defendeu a unidade partidária na construção de candidaturas para outubro. “O resultado das eleições de 2024 será reflexo para 2026”, afirmou ele, que deverá concorrer a governador e defender o projeto de Eduardo Leite.


Região

Da região, o secretário de Desenvolvimento Social do governo Eduardo Leite (PSDB), Beto Fantinel, e o prefeito de Restinga Sêca, Paulo Salerno, foram eleitos membros da nova direção. 


Em nota, PL diz que disputará prefeitura com pré-candidatura

A nova direção do PL de Santa Maria divulgou nota,neste domingo, afirmando que a legenda terá candidatura própria em 2024. 


“Sim! Iremos disputar a prefeitura com o comprometimento de representar a família, o cidadão de bem, a liberdade e as verdadeiras mudanças que a cidade precisa. Nós estamos construindo um nome”, disse a presidente do PL, vereadora Roberta Leitão, um dos nomes cotados, inclusive, para concorrer ao Executivo.


“Fui desrespeitado e desonrado”, diz Ewerton Falk, ex-pré-candidato a prefeito do PL


A possibilidade de uma coligação com o Novo, do pré-candidato Guiseppe Riesgo, admitida por ele próprio como "bem possível", na coluna do final de semana, pela afinidade de ideias parece não tão certa assim. Isso porque ambos os partidos trabalham com protagonista de cabeça de chapa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Novos salários: futuro prefeito de Santa Maria deve receber quase R$ 40 mil; vice e vereadores também terão reajustes Anterior

Novos salários: futuro prefeito de Santa Maria deve receber quase R$ 40 mil; vice e vereadores também terão reajustes

Confira as reviravoltas e como está o cenário eleitoral em Santa Maria Próximo

Confira as reviravoltas e como está o cenário eleitoral em Santa Maria

Jaqueline Silveira