Criada para acompanhar e fiscalizar a prestação de serviços da concessionária de energia elétrica RGE, a comissão especial do Legislativo de Santa Maria já definiu as informações que serão solicitadas.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Os pedidos (veja abaixo) serão encaminhados, além da RGE, à prefeitura e à Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS, encarregada de fiscalizar o serviço realizado pela empresa, alvo de muitas queixas dos consumidores da cidade.
Audiência sobre esgoto
Outra comissão especial que já começou o trabalho na Casa é a sobre a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O colegiado acompanhará o processo de ligação das casas à rede de esgoto em Camobi.
Para esclarecer as dúvidas dos moradores do bairro, uma audiência pública foi marcada para sexta-feira, às 18h, no CTG Sentinela da Querência, e que terá a participação do superintendente da Corsan, José Epstein, além de membros da Câmara.
As solicitações
- À RGE – Número de postes comprometidos, trocados, relatórios sobre manutenções preventivas, corretivas, registros de queda de energia
- À prefeitura – Número de cortes e podas de árvores, por região da cidade, em contato com a rede elétrica nos últimos cinco anos
- À Agergs (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS) – Número de denúncias e reclamações sobre a RGE e um histórico dos valores arrecadados em Santa Maria pela concessionária
Um passo à frente
Enquanto alguns partidos ainda definem seus rumos nas eleições de outubro e outros aguardam pela confirmação de pré-candidatos, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), nome lançado pelo PT à prefeitura, reuniu-se com a militância para traçar ações da campanha eleitoral.
Foi o que ocorreu no último sábado.Já no dia 18 de março, junto com partidos aliados, o PT dá a largada na elaboração do plano de governo com o lançamento da ação “Diálogos por Santa Maria.”
Bolsonaro no RS
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vem nesta terça-feira ao Rio Grande do Sul para visitar, na parte da tarde, a Expodireto, em Não-Me-Toque, Região Norte. É a maior feira do Estado ligada ao agronegócio, segmento que Bolsonaro tem forte apoio.
Já amanhã, ele tem agenda no Sindicato Rural de Passo Fundo.
Em compasso de espera
Outro virtual pré-candidato à prefeitura, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel (MDB, à dir.), participou, na sexta e no sábado, da 10ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado em Porto Alegre, reunindo os governadores, além do RS, do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná.
“O Cosud é sempre uma oportunidade para a troca de experiências e para a construção de políticas públicas transversais”, escreveu Beto em sua rede social, junto à imagem com o governador Eduardo Leite (PSDB) e outros participantes do encontro.
Enquanto isso, o MDB aguarda uma posição oficial do deputado sobre a pré-candidatura a prefeito.